Por Pedro Melo

Rafael Nadal tentará o bicampeonato olímpico em simples. (Paul Zimmer/ITF)

Rafael Nadal tentará o bicampeonato olímpico em simples. (Paul Zimmer/ITF)

Fim do mistério. O espanhol Rafael Nadal confirmou participação nas chaves de simples, duplas e duplas mistas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada logo após os treinamentos na quadra Maria Esther Bueno, a principal do Complexo Olímpico de Tênis.

Nadal conversou com Toni Nadal, seu treinador, e Conchita Martinez, técnica da Espanha, por 20 minutos em quadra para decidir seu futuro. Em entrevista, o espanhol revelou que ainda não está 100% recuperado da contusão no punho.

“Foi decidido que vamos competir em tudo e farei o possível para jogar”, disse o tenista. “Depois de seis horas de treinos, entre ontem e hoje, decidi jogar. Não estou 100%, mas ainda tenho alguns dias para treinar e melhorar”, complementou.

O espanhol ainda revelou que só jogará a competição por ser a Olimpíada, competição em que ganhou o ouro em Beijing 2008, mas ficou de fora em Londres 2012 também por contusão. “”É óbvio que não é a situação ideal, mas ao mesmo tempo a minha capitã [Conchita Martínez] tinha a confiança hoje que a melhor opção é tentar ter alguns resultados positivos para o nosso país. A melhor coisa é fazer as seis horas de treinos. Meu punho não está pior que ontem, o que é uma grande notícia”, comentou.

Rafael Nadal buscará o bicampeonato olímpico e ainda tentará medalhas na chave de duplas ao lado de Marc López e duplas mistas com Garbiñe Murguruza.