Por Pedro Melo 

Brasil começa a Olimpíada com empate. (Divulgação/FIFA/Getty Images)

Brasil começa a Olimpíada com empate. (Divulgação/FIFA/Getty Images)

A busca pelo ouro inédito no futebol masculino nos Jogos Olímpicos não começou da forma esperada. Com o apoio de toda a torcida no estádio Mané Garrincha, o Brasil não repetiu a mesma atuação do amistoso preparatório e ficou somente no empate sem gols com a África do Sul.

O time brasileiro jogou com um jogador a mais durante pouco mais de 30 minutos após a expulsão do atacante Mvala. Porém, não conseguiu aproveitar a superioridade numérica para garantir a vitória e ainda perdeu um gol incrível com Gabriel Jesus.

No outro resultado do grupo A, Iraque e Dinamarca também empataram em 0 a 0, no jogo preliminar. Portanto, as quatro equipes da chave estão todas empatadas ao final da rodada inicial. A próxima rodada será no domingo (07), às 22h, contra o Iraque.

Primeiro tempo termina sem gols

Ainda sem entrosamento total entre todos seus defensores, o Brasil levou um susto com apenas três minutos em uma dividida do goleiro Weverton, mas o atacante sul-africano não conseguiu marcar. A primeira chance brasileira foi apenas aos 28 minutos em chute de Neymar que o goleiro Khune mandou para escanteio.

Nos minutos finais, a seleção brasileira cresceu na partida e teve duas oportunidades para sair na frente. Primeiro, Felipe Anderson arriscou de fora da área e a bola passou perto da trave e a melhor foi com Neymar que parou novamente em Khune.

Brasil não consegue a vitória

Na volta do segundo tempo, a África do Sul seguiu dando sustos na defesa brasileira, mas a situação mudou aos 14 minutos, quando o atacante Mvala foi expulso de campo e deixou os africanos com um jogador a menos.

Com superioridade numérica em campo, a seleção passou a pressionar e perdeu uma chance incrível de marcar o gol da vitória. Gabriel Jesus recebeu cruzamento na área e sem goleiro, mandou a bola na trave. Nos minutos finais, a África do Sul ficou com todos os jogadores na defesa e segurou o resultado sem gols.

FICHA TÉCNICA
BRASIL 0X0 ÁFRICA DO SUL

Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (BRA).
Data: 04 de agosto de 2016.
Horário: 16h.
Árbitro: Mateu Lahoz (ESP).
Assistentes: Cebrian Devis (ESP) e Diaz Perez (ESP).

Brasil: Weverton; Zeca, Marquinhos, Rodrigo Caio e Douglas Santos (Willian); Thiago Maia; Felipe Anderson (Luan), Renato Augusto (Rafinha); Gabriel, Neymar e Gabriel Jesus.
Técnico: Rogério Micale.

África do Sul: Khune; Mathoho, Coetzee, Mobara e Modiba (Ntshangase); Masuku (Morris), Motupa e Mekoa; Mvala, Mothiba e Dolly.
Técnico: Owen da Gama.

Cartão amarelo: Thiago Maia (BRA); Mathoho (AFS).
Cartão vermelho:
Mvala (AFS).