Por Pedro Melo

Fischer comemora o primeiro gol da Olimpíada. (Divulgação/FIFA/Getty Images)

Fischer comemora o primeiro gol da Olimpíada. (Divulgação/FIFA/Getty Images)

Começou os Jogos Olímpicos dois dias antes da cerimônia de abertura. Na primeira partida do futebol feminino, a Suécia encontrou dificuldades, mas conseguiu derrotar a África do Sul por 1 a 0, no estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Favorita para conquistar a vitória, as suecas demoraram até os 29 minutos do segundo tempo para garantir os três pontos. Depois da cobrança de escanteio, a goleira Barker não segurou e na continuação da jogada, Seger levantou a bola na área, a goleira novamente falhou e contou com a ajuda de Dlamini, que tirou em cima da linha. Porém, na terceira chance, Fischer completou para o fundo das redes.

As suecas tem como melhor campanha em Jogos Olímpicos o quarto lugar em Atenas 2004 e buscam a primeira medalha no futebol feminino. Ainda na primeira fase, a Suécia encara o Brasil, também no estádio Olímpico, e a China, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Já as sul-africanas seguem sem vencer na história e em sua segunda participação, acumula um empate e três rodadas. A próxima rodada será diante das chinesas e o a última partida da fase de grupos será com o Brasil, em Manaus.