Thiago Cionek está entre os pré-convocados da Polônia (Reprodução/Instagram)

Há 33 dias do início do mundial, a Polônia divulgou nesta sexta-feira (11) a lista prévia com 35 convocados para a Copa do Mundo de 2018. Entre os escolhidos do técnico Adam Nawalka, além de nomes badalados como Szczesny, Blaszczykowski e Robert Lewandowski, o zagueiro brasileiro Thiago Cionek é uma das grandes novidades.

Nascido em Curitiba, o defensor de 32 anos se naturalizou polonês e estreou pela seleção em 2014, em um amistoso contra a Alemanha e depois teve a oportunidade de atuar também na Eurocopa de 2016. Agora, ele terá a chance de defender as cores do país na Copa.

Na capital paranaense, Cionek atuou apenas pelo Vila Hauer, time de futebol amador. Em 2005, ele teve a oportunidade de atuar no Cuiabá e depois se transferiu para o futebol português para defender o G.D. Bragança. Com poucas chances em Portugal, ele retornou ao Brasil em 2007 para atuar no CRB, clube que defendeu por duas temporadas.

Thiago Cionek chegou ao futebol polonês em 2008 e vestiu a camisa do Jagiellonia Bialystok por cinco temporadas, antes de se transferir para o futebol italiano. Na Itália, atuou por Padova, Modena, Palermo e Spal 2013, clube que joga atualmente.

Recentemente, em entrevista à Banda B, o defensor comentou sobre a expectativa de disputar um mundial pela seleção polonesa. “Eu sei como é a expectativa para a Copa do Mundo e fazer parte disso é maravilhoso. Eu já tive a oportunidade de disputar uma Eurocopa pela Polônia e nos últimos anos, demos grandes passos. É só ver pelo ranking que três anos eramos 75º e agora estamos em 6º. Com esses grandes resultados que conquistamos, aumentou a nossa expectativa. A nossa seleção é competitiva, com grandes jogadores e temos tudo para fazer uma boa Copa”, disse.

Ausente da Copa do Mundo desde 2006, a Polônia está no Grupo H da competição, junto de Senegal, Colômbia e Japão. A estreia será contra os senegaleses, no dia 19. Antes disso, o time fará dois amistoso contra Chile (8 de junho) e Lituânia (12 de junho), ambas dentro de casa. A relação final, com os 23 convocados, será divulgada no dia 4 de junho.

Confira a lista dos pré-convocados da Polônia: 

Goleiros: Bartosz Bialkowski (Ipswich Town), Lukasz Fabianski (Swansea City), Lukasz Skorupski (Roma), Wojciech Szczesny (Juventus).

Defensores: Jan Bednarek (Southampton), Bartosz Bereszynski (Sampdoria), Thiago Cionek (SPAL), Kamil Glik (Monaco), Marcin Kaminski (Stuttgart), Tomasz Kedziora (Dínamo de Kiev), Lukasz Piszczek (Borussia Dortmund), Artur Jedrzejczyk (Legia Varsóvia), Michal Pazdan (Legia Varsóvia).

Meio-campistas: Jakub Blaszczykowski (Wolfsburg), Pawel Dawidowicz (Palermo), Przemyslaw Frankowski (Jagiellonia Bialystok), Jacek Goralski (Ludogorec Razgrad), Kamil Grosicki (Hull City), Damian Kadzior (Gornik Zabrze), Grzegorz Krychowiak (West Bromwich Albion), Rafal Kurzawa (Gornik Zabrze), Karol Linetty (Sampdoria), Maciej Makuszewski (Lech Poznan), Krzysztof Maczynski (Legia Varsóvia), Slawomir Peszko (Lechia Gdansk), Maciej Rybus (Lokomotiv Moscú), Sebastian Szymanski (Legia Varsóvia), Piotr Zielinski (Napoli), Szymon Zurkowski (Gornik Zabrze)

Atacantes: Dawid Kownaci (Sampdoria), Robert Lewandowski (Bayern de Munique), Arkadiusz Milik (Napoli), Krzysztof Piatek (Cracovia), Lukasz Teodorczyk (Anderlecht), Kamil Wilczek (Brondby).