Vasco e Coritiba fazem hoje, às 21h50, a primeira partida da grande final da Copa do Brasil, no estádio São Januário. Apesar da equipe carioca ter larga vantagem na história dos duelos contra o Coxa, no estádio alvinegro é o Coritiba quem está se dando melhor nos últimos anos.

É porque desde 2002 o Vasco não vence o Coritiba em seu próprio estádio, palco do jogo desta quarta-feira. De lá pra cá, foram quatro partidas em São Januário, com três vitórias alviverdes e um empate, todas pelo Campeonato Brasileiro. As duas equipes se enfrentaram também na semifinal do Brasileirão de 1979, com classificação vascaína após empate em 1 a 1 no Couto Pereira e vitória carioca por 2 a 1 em São Januário.

Mas na história dos confrontos entre Coritiba e Vasco, a equipe cruzmaltina possui quase o dobro de vitórias do adversário. Dos 35 jogos realizados até aqui, foram nove vitórias alviverdes, nove empates e 17 triunfos vascaínos. O Coritiba marcou 33 gols e sofreu 46. Hoje será a 37ª partida entre as duas equipes, valendo um título inédito para ambos.