A edição comemorativa do UFC, que será realizada no Rio de Janeiro, terá no octógono o lutador Anderson Silva fazendo seu confronto com o seu principal desafiante: Yushin Okami. Essa será a nona vez que Spider irá defender o seu cinturão e a luta é esperada porque Okami foi o último combatente a vencer o brasileiro. A derrota de Anderson Silva aconteceu em 20 de janeiro de 2006 e foi polêmica: o lutador curitibano dominava as ações da luta, mas foi eliminado depois de chutar o rosto do japonês quando ele estava em posição de guarda, ação proibida pelo regulamento da competição.

Divulgação/MMA
Anderson Silva nocauteou Vitor Belfort no UFC 126

O presidente do campeonato, Dana White, confirmou também outras quatro lutas do card, todas com brasileiros na disputa. O UFC 134 será realizado no dia 27 de agosto, na Arena da Barra, no Rio de Janeiro e deverá ser transmitida pela TV aberta. Edson Barbosa, que não perde há oito confrontos, deve enfrentar o britânico Ross Pearson.

O lutador curitibano Maurício Shogun também deve voltar a lutar, dessa vez contra Forrest Grffin, seu primeiro algoz no UFC, quando estreou há quatro anos. “Estes dois ex-campeões mundiais sempre vão com tudo e essa poderá ser uma das lutas mais emocionantes do ano”, comentou White sobre o confronto do brasileiro, que perdeu seu título dos meio-pesados para Jon Jones, no UFC 128.

Nos outros destaques do card, Thiago Tavares faz sua luta com Spencer Fisher e Luiz “Banha” Cane que tem a difícil missão de bater o invencível Stanislav Nedkov, na categoria até 93 kg.