Do Portal Terra

Uma das principais competições continentais entre seleções, a Eurocopa já tem definidos os grupos para as Eliminatórias da edição de 2016. Neste domingo (23), a União das Federações Europeias de Futebol (Uefa, na sigla em inglês) realizou sorteio no Palais des Congrès Acropolis, na França, e separou as 53 seleções em nove grupos.

Atual bicampeã da competição, a Espanha inicia a busca pelo tricampeonato no Grupo C das Eliminatórias, onde mede forças com Ucrânia, Eslováquia, Bielorrússia, Macedônia e Luxemburgo. Jamais na história do torneio continental uma seleção conquistou o título em três edições consecutivas.

“Não caímos em uma chave fácil. Temos que pensar jogo a jogo, mas ainda falta muito tempo para próxima Eurocopa”, afirmou o treinador da Espanha, Vicente Del Bosque.

País sede, a França está classificada no Grupo I, ao lado de Portugal, Dinamarca, Sérvia, Armênia e Albânia. Os duelos da seleção francesa, porém, não contabilizarão pontos na disputa da chave, servindo apenas como preparação para a equipe comandada pelo técnico Didier Deschamps.

O torneio classificatório para Eurocopa de 2016 é disputada por 53 seleções, que são divididas em oito grupos de seis equipes e um de cinco, com jogos de ida e volta. Os nove vencedores dos grupos, os nove segundos classificados e o terceiro melhor posicionado garantem vaga direta na competição. Os outros oito melhores terceiros classificados disputam repescagem.

Confira como ficou o chaveamento das eliminatórias da Euro:

Grupo A: Holanda, República Checa, Turquia, Letônia, Islândia e Cazaquistão;
Grupo B: Bósnia Herzegovina, Bélgica, Israel, País de Gales, Chipre e Andorra;
Grupo C: Espanha, Ucrânia, eslováquia, Bielorrúsia, Macedônia e Luxembrugo;
Grupo D: Alemanha, Irlanda, Polônia, Escócia, Geórgia e Gibraltar;
Grupo E: Inglaterra, Suíça, Eslovênia, Estônia, Lituânia e San Marino;
Grupo F: Grécia, Hungria, Romênia, Finlândia, Irlanda do Norte e Ilhas Faroé;
Grupo G: Rússia, Suécia, Áustria, Montenegro, Moldávia e Liechtenstein;
Grupo H: Itália, Croácia, Noruega, Bulgária, Azerbaijão e Malta;
Grupo I: Portugal, Dinamarca, Sérvia, Armênia, Albânia e França.