Por João Pedro Alves e Monique Vilela

As três derrotas consecutivas no Campeonato Paranaense causaram mudanças no Paraná para que a vitória volte a aparecer nos lados da Vila Capanema. A aposta da vez do técnico Milton Mendes é dar mais experiência à equipe, trocando os pratas da casa por atletas com mais bagagem no futebol. Essa nova filosofia será colocada à prova neste domingo (9), na partida contra o Operário em Ponta Grossa.

A média de idade paranista nos últimos jogos foi de 25,9 anos, com destaque para a presença de nomes como Carlinhos e Júlio César, ambos de 19 anos. Mas como a juventude não deu resultado e os tropeços apareceram, o treinador optou por sacá-los e dar oportunidade aos atletas com um pouco mais de rodagem. Essa mudança deve fazer a média subir para 27,7 anos.

Paulinho Oliveira é uma das mudanças contra o Fantasma (Foto: Divulgação/Paraná)

Paulinho Oliveira é uma das mudanças contra o Fantasma (Foto: Divulgação/Paraná)

A escalação não foi confirmada antecipadamente, mas é provável que as novidades sejam Naylhor (26 anos), Elyeser (23 anos), Paulinho Oliveira (28 anos) e Fernando Gabriel (25 anos). Nenhum deles está nem perto de ser um “veterano”, mas ajudam a dar uma cara um pouco diferente ao Tricolor – é isso que espera Milton Mendes.

O que o comandante paranista tratou de deixar claro é que não está fazendo isso por ser contra os atletas com menos idade, mas porque o time não rendeu e precisa de um “algo novo” – no caso, mais velho – para ver se os resultados voltam a ser conquistados.

“Eu iniciei o campeonato com todos os jovens, dei oportunidade. A resposta deles em campo, a individualidade e os resultados coletivos, ditaram a permanência ou não (entre os titulares). Todos eles entraram em campo e foram aproveitados”, explicou Milton.

A provável escalação do Paraná tem Marcos; Toty, Brinner, Naylhor (Júnior Lopes) e Breno Lopes; Cambará, Elyeser, Paulinho Oliveira, Lúcio Flávio e Fernando Gabriel; Giancarlo.

O jogo contra o Operário, o primeiro do time da Vila fora de Curitiba neste ano, está marcado para as 17h deste domingo no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa.