Por Esporte Banda B com assessoria

O torneio Sub-20 marcou a inauguração do campo de futebol americano na cidade (Divulgação/FPFA)

O último final de semana foi um marco para o desenvolvimento do futebol americano no Brasil. A Federação Paranaense de Futebol Americano (FPFA), em parceria com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), inaugurou um campo exclusivo para a prática do esporte em Curitiba.

Com a disputa de um torneio Sub-20 entre três times da capital paranaense, foi inaugurado o campo do Complexo de Esporte e Lazer Avelino Vieira, localizado no bairro Bacacheri. O local surge para ser uma referência na iniciação ao futebol americano.

No torneio do final de semana, a FPFA deu início também às atividades para o desenvolvimento do esporte apostando nas categorias de base. Foram três partidas entre os times de jovens de Brown Spiders, Coritiba Crocodiles e Paraná HP.

Em campo, os resultados foram duas vitórias do HP, por 13 a 00 sobre o Spiders e 9 a 0 sobre o Crocodiles, além da vitória do Croco por 28 a 07 sobre o BS na outra partida. Apesar disso, o torneio não teve um campeão oficial, reforçando aos novos jogadores o sentimento de união do esporte em busca de desenvolvimento e consolidação no país.

Presidente da FPFA, Vicente Brasil destaca a importância do entendimento e parceria entre times, Federação e Prefeitura. “Muito importante esses trabalhos em conjunto com a Prefeitura. Com eles conseguimos trazer estrutura para os praticantes e formamos uma vitrine para os curitibanos que nunca tiveram contato com o esporte”, disse Brasil. “O Brown Spiders fez um grande trabalho junto a Prefeitura na reestruturação do local e foi parceiro da FPFA na realização desse torneio”, completou o presidente.

Após a “abertura oficial” do novo campo, o Complexo Avelino Vieira passará a contar com profissionais da SMELJ para desenvolver atividades relacionadas ao futebol americano no local. A partir do dia 13 de fevereiro as inscrições estarão abertas e poderão ser feitas no próprio Complexo. As turmas de futebol americano fazem parte do programa Esporte+Escola=10, que promove atividades esportivas em período de contraturno escolar.