Por Esporte Banda B

A aposentadoria de um ícone do esporte é sempre um momento complicado. Quando o ícone é uma lenda de uma equipe, a situação é ainda mais difícil. Recentemente, o agora ex-ala-pivô Tim Duncan confirmou que não joga mais basquete. O maior nome da história do San Antonio Spurs e uma das lendas de todos os tempos da NBA é agora ex-jogador. E com um vídeo emocionante o Spurs agradece e se despede de seu maior nome.

Foram 19 temporadas na NBA, cinco títulos e dois prêmios de MVP, tudo isso por apenas uma equipe. Quando chegou à NBA no ano de 1997 Duncan carregava a expectativa por ter sido eleito melhor jogador do basquete universitário. Aos 21 anos, vestiu pela primeira vez a regata do San Antonio Spurs e começou a mudar a história da franquia.

Tim Duncan se despede das quadras. (Divulgação/ San Antonio Spurs)

Tim Duncan se despede das quadras. (Divulgação/ San Antonio Spurs)

Quando chegou ao time do Texas, o Spurs jamais havia conquistado um título. Desde que começou sua carreira na NBA, Tim Duncan jamais ficou fora dos playoffs e sua equipe sempre venceu mais de 50 jogos na temporada. Logo em seu segundo ano, levou a equipe ao título, sendo eleito melhor jogador das finais. Ainda conquistou mais quatro vezes a NBA, dando ao San Antonio os cinco títulos que a franquia possui em toda história.

Dez vezes eleito para o time ideal do ano, oito vezes no time defensivo da NBA, Tim Duncan tem mais títulos que 26 das 30 franquias da maior competição de basquete do planeta. Fez história ao lado do pivô David Robinson formando as ‘Torres Gêmeas’. Ainda escreveu outro capítulo glorioso com o ‘Big Three’ ao lado de Manu Ginóbili e Tony Parker. Por toda história fantástica construída no Spurs, ganhou o apelido de ‘Big Fundamental’.

Tim Duncan foi vencedor dentro da NBA durante toda a sua carreira. Foram 19 playoffs em 19 temporadas e uma diferença de 15 anos entre o primeiro e o último título da Liga conquistados. Ele foi campeão com o Spurs em 1998/99, 2002/03, 2004/05, 2006/07 e 2013/14.

Confira o vídeo de agradecimento do Spurs: