Bayern-ALE e Chelsea-ING farão a final da Uefa Champions League no dia 19 de maio, no Allianz Arena, em Munique. Nas semifinais, as duas equipes surpreenderam e eliminaram os espanhóis Real Madrid e Barcelona, respectivamente. Na decisão, os alemães jogam em casa, mas por coincidência, já que o estádio da final é definido antes de começar o torneio.

Nesta quarta-feira (25), no Santiago Bernabéu, o Bayern perdeu para o Real Madrid por 2 a 1, mas como havia vencido o jogo de ida pelo mesmo placar, a decisão foi para os pênaltis. Na disputa, Cristiano Ronaldo, Kaká e Sérgio Ramos erraram as suas cobranças. Entre os bávaros, Kross e Lahm desperdiçaram, mas Schweinsteiger definiu e classificou os alemães na quinta cobrança. O último título do Bayern foi contra o Valência, em 2001.

Na terça-feira (24), o Chelsea surpreendeu ao empatar com o Barcelona em 2 a 2. Como havia vencido a primeira partida por 1 a 0 na Inglaterra, se classificou para a final. No Camp Nou, Busquets abriu o placar para os catalães e Iniesta ampliou. O brasileiro Ramires descontou no fim do primeiro tempo e Fernando Torres sacramentou a classificação no final da partida. A única participação dos ingleses na final foi em 2008, quando perderam para o Manchester nos pênaltis.