Por João Pedro Alves

A categoria de base do Santos é reconhecidamente uma das melhores do país pelos títulos que conquista e também por ter revelado nomes como Neymar, Diego e Robinho para o futebol. Para tentar aumentar ainda mais o número de revelações, a diretoria do clube decidiu se render à inovações tecnológicas e anunciou nesta terça-feira (11) que irá realizar as “peneiras” também pela internet.

Para não cair naquela velha história de “contratação por DVD”, que tanto é criticada pelos torcedores, o Peixe dividiu esse processo em duas etapas. Na primeira, os jovens atletas têm que gravar um vídeo de pelo menos cinco minutos mostrando suas habilidades, publicá-lo no YouTube e enviar o endereço para o email do clube ([email protected]). É necessário colocar informações como idade (é exigido no mínimo 10 anos), peso, altura e posição.

Esses vídeos serão analisados pelos profissionais de formação do Santos, que selecionarão alguns deles para a segunda parte da peneira. Nesta outra etapa, os aspirantes a Neymar e Robinho são convidados para um teste presencial nas dependências do CT Meninos da Vila, em Santos.

“A ideia é otimizar o processo de captação de talentos do Santos FC. Esse canal será muito importante. Ele estreitará a relação do Clube com os meninos que sonham em um dia jogar com a camisa alvinegra da Vila Belmiro”, analisou Sandro Orlandelli, ex-olheiro do Arsenal e atual membro do departamento de Scout e Estatística do Peixe.