Guilherme Dala Barba/SMELJ
A premiação da categoria geral

Em uma disputa emocionante, definida apenas nos últimos 50 metros da prova, o queniano Hillary Kipgetich Kibet superou o brasileiro Franck Caldeira e sagrou-se campeão da 2ª Meia Maratona de Curitiba na manhã deste domingo (24). Além da vitória, o queniano também estabeleceu um novo recorde para a prova ao finalizar o percurso com o tempo de 1h05min43s, superando a marca anterior de 1h06min46s.

O brasileiro e o queniano se revezaram na liderança da prova durante todo o percurso, com Franck Caldeira, atleta olímpico que participou da Meia Maratona como preparação para disputar a Maratona Olímpica de Londres, virou a última reta na liderança, mas foi ultrapassado quase na linha de chegada.

“Foi uma corrida muito disputada e precisei dar tudo que tinha para conseguir competir com o Franck Caldeira. Foi uma vitória muito difícil e isso valoriza muito a prova e mostra como este esporte é emocionante”, disse Hillary Kipgetich Kibet, que após cruzar a linha de chegada jogou-se exausto no chão, para logo depois receber um abraço de Frank Caldeira.

“Acho que foi um grande final para uma excelente prova, que contou com um percurso desafiador muito bem organizada, excelentes atletas e uma torcida animada que nos incentivou do início ao fim da corrida”, disse Franck Caldeira, que finalizou a prova apenas um segundo atrás do queniano, com o tempo de 1h05min44s.

Na categoria feminina a queniana Flomena Cheyech Daniel conquistou a vitória com o tempo de 1h16min17s após liderar todo o percurso com folga e também quebrou o recorde anterior da prova, que era de 1h17min31s. Na segunda posição chegou a brasileira Joziane da Silva Cardozo, com o tempo de 1h21min30s.

“Adorei participar desta prova e fiquei muito feliz com o meu resultado, especialmente por ser minha segunda Meia Maratona”, disse Joziane da Silva Cardozo. “Fiz um excelente tempo, mas a Flomena é impressionante e foi muito difícil manter o mesmo ritmo que ela”.

A 2ª Meia Maratona de Curitiba teve largada em frente ao Museu Oscar Niemeyer e reuniu 4,5 mil atletas. No total foram distribuídos R$ 19 mil em prêmios. “Ficamos muito felizes com o crescimento da Meia Maratona, que em sua segunda edição já se consolida como uma das principais provas de corrida de rua da cidade”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

Organizada pela empresa Nosso Time em parceria com a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, a Meia Maratona de Curitiba contou com provas de 21 quilômetros individual, revezamento em duplas (10,5 Km por atleta), caminhada de 5km e maratoninha kids.

Antes do início da corrida, professores de educação física realizaram uma sessão de aquecimento e alongamento com os atletas. As 7h começaram as largadas da prova principal da Meia Maratona, a corrida de 21 quilômetros, e na seqüência da caminhada.

Classificação final da Meia Maratona de Inverno de Curitiba – 21 km individual
Masculino

1º – Hillary Kipgetich Kibet – 1h05min43s

2º – Franck Caldeira – 1h05min44s

3º – Élson Alex Gracioli – 1h07min20s

4º – José Nascimento de Souza – 1h08m15

5º – José Eraldon de Lima – 1h08m31

Feminino

1º – Flomena Cheyech Daniel – 1h16m47

2º – Joziane da Silva Cardoso –1h21m30

3º – Dione D’agostini Chillemi – 1h21m39

4º – Letícia da Silva Saltori – 1h24m33

5º – Marinês Adriana Paolazi –1h35m07