No próximo domingo, 18h30, o Coritiba e Paraná se enfrentam pela 93ª vez na histíra em jogos oficiais de competição. O segundo Paratiba do ano será no Alto da Glória, em partida válida pela segunda rodada do segundo turno do Campeonato Paranaense.

O primeiro encontro entre os dois clubes aconteceu no dia 04 de fevereiro de 1990. Paraná Clube e Coritiba entraram no gramado do estádio Couto Pereira pela primeira vez na história e a partida terminou com vitória alviverde por 1×0, com gol do lateral Paulo César.

Dos 92 confrontos disputados até hoje, são 34 vitórias do Coritiba, 27 empates e 31 triunfos do Paraná. O Coxa marcou 109 gols, enquanto o Tricolor balançou as redes 115 vezes. Saulo é o atleta que mais balançou as redes no clássico: foram 10 vezes. Pachequinho é o segundo da lista com seis gols. Cléber e Keirrison pelo Coxa e Lúcio Flávio e Reginaldo Vital pelo Paraná fizeram cinco gols nos confrontos, cada um.

Em 1994, o maior público do confronto reuniu 38.821 pessoas no Couto Pereira. Álias, os 10 maiores públicos registrados são em partidas realizadas no Alto da Glória.O placar que mais se repetiu nestes 92 jogos disputados foi o empate em 1×1, mesmo resultado do primeiro clássico entre as duas equipes em 2011, na Vila Capanema.

A maior goleada é do Paraná, quando venceu por 6×1 oCoritiba no Paranaense de 2002. Em 1999, o Tricolorvenceu o clássico por 6×2.E foi no estadual daquele ano que o Coxa saiu da fila de títulos após 10 anos, em três jogos emocionantes, justamente contra o Paraná. Após uma vitória por 1×0 no Alto da Glória, foram dois empates em 2×2, um na Vila Olímpica e outro no Pinheirão, que garantiram o título ao Verdão, na última decisão de Paranaense entre as duas equipes.