Da Redação

Uma das 12 sub-sedes da Copa do Mundo deste ano, Curitiba foi escolhida também como a cidade que dará o pontapé inicial aos trabalhos do livro “O Mundo das Copas”, escrito pelo curitibano Lycio Vellozo Ribas. O lançamento da obra que traz um levantamento completo e curiosidades da principal competição futebolística está marcada para o próximo sábado (22), às 16h, na Livraria Cultura do Shopping Curitiba.

Capa O Mundo das Copas

(Imagem: Divulgação)

O livro do autor paranaense é ilustrado com infográficos, fotos, escudos de todas as seleções, jogadores em formato de figurinhas de álbuns, estádios, estatísticas e outros conteúdos sobre as Copas. A edição especial também apresenta sua conectividade com o leitor. A cada final de Copa, o livro “O Mundo das Copas” traz na página um conteúdo interativo, com vídeos e informações extras. Tudo acessível por um QR Code, que direciona para o site do livro.

“O conteúdo interativo é um grande diferencial. Quando livros são lançados, eles infelizmente se fecham para novas informações. Já um site pode ser atualizado a qualquer momento”, explicou Lycio Vellozo Ribas. “No caso de O Mundo das Copas, o leitor terá acesso a informações posteriores ao lançamento do livro, como a lista de convocados de cada seleção”, destacou.

Na seção de curiosidades, o leitor se diverte com os bastidores e revelações deste universo dos Mundiais. Seria possível escalar um time só de jogadores carecas? Ou de jogadores que aplicaram “golpes de kung fu” nas partidas? Há ainda o hall da fama dos apelidos. Quem conhece o Patada Atômica? O Homem Borracha? A Pulga? El Mago? Gengis Khan? Tudo com a sutileza e paixão de um profissional que dedicou anos para abordar o assunto num só material.

O prefácio é de Tostão, tricampeão do Mundo com a seleção brasileira na Copa de 1970. “O livro mostra detalhes de detalhes sobre todas as informações. E tem essa preocupação, de resgatar coisas que nunca foram noticiadas ou que se perderam”, declarou o craque.