No ano em que completa 20 anos de seu primeiro título, o Paraná acaba sofrendo o episódio mais triste de toda sua existência. O empate de hoje em 2 a 2 com o Arapongas rebaixou o Tricolor para a segunda divisão do Campeonato Paranaense, com uma rodada de antecedência.

O clube tricolor tem 21 anos e apesar de já ter disputado a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, nunca havia sido rebaixado no estadual. E em 2012, o Paraná terá que jogar a Série Prata do Paranaense pela primeira vez em sua história. Após o apito final do jogo deste sábado, os torcedores presentes na Vila Capanema choraram, se revoltaram e protestaram contra o time e a diretoria.

O empate faz com que o Paraná fique com apenas 20 pontos na classificação geral do campeonato. Acima do Tricolor estão Rio Branco, Iraty, Corinthians-PR e Paranavaí, todos com 24 pontos. Como só falta uma partida no estadual e três pontos a serem disputados, o time de Ricardo Pinto não conseguiria alcançar mais nenhuma dessas equipes com 24 pontos. Assim, o Paraná cai para a Série Prata junto com o Cascavel, já rebaixado há algumas rodadas.