Com Atlético, Coritiba e Paraná garantidos na próxima fase da Copa do Brasil, o Paraná se tornou o segundo estado com mais equipes nas oitavas de final da competição, perdendo apenas para São Paulo, que tem quatro times classificados: Palmeiras, São Paulo, Ponte Preta e Portuguesa.

Essa é apenas a segunda vez na história que os três times da capital chegam juntos às oitavas de final da Copa do Brasill. A outra vez que isso aconteceu foi na edição de 1996 do torneio. Na ocasião, Atlético e Coritiba não avançaram de fase (caíram para Grêmioe Flamengo, respectivamente). O Paraná eliminou o Botafogo, chegou nas quartas de final, mas acabou sendo desclassificado pelo Palmeiras.

Os paranaenses, no entanto, podem ultrapassar os paulistas já nas quartas de final da Copa do Brasil deste ano. Isso porque, São Paulo e Ponte Preta se enfrentam nas oitavas, eliminando obrigatoriamente um time do estado de São Paulo. Além disso, o Tricolor enfrenta o Palmeiras, podendo desclassificar mais uma equipe paulista da competição.

Baianos ou paraenses podem ter dois representantes

Atrás do estado do Paraná, com três times nas oitavas de final, vem Minas Gerais, com dois representantes (Atlético-MG e Cruzeiro). Bahia e Pará disputam, nesta quinta-feira à noite, a última vaga nessa etapa da competição. Quem vencer o duelo entre Bahia e Remo também terá dois times em campo pela Copa do Brasil. Do lado baiano, o Vitória já está classificado, e do lado paraenese, o Paysandu também segue vivo na Copa do Brasil.

Outros quatro estados possuem apenas um representante nas oitavas de final do torneio: o Ceará (com o Fortaleza), Goiás (com o Goiás), o Rio Grande do Sul (com o Grêmio)eRio de Janeiro (com o Botafogo).