Estadão-6

País de Gales avançou em primeiro lugar no grupo B. (Reprodução/Twitter UEFA Euro)

País de Gales avançou em primeiro lugar no grupo B. (Reprodução/Twitter UEFA Euro)

Mesmo com os artilheiros do Campeonato Inglês em campo, a seleção da Inglaterra não conseguiu buscar sua segunda vitória nesta Eurocopa, na França. Apesar disso, o empate sem gols com a Eslováquia garantiu o time comandado pelo técnico Roy Hodgson nas oitavas de final, em partida disputada em Saint-Étienne. Harry Kane e Jamie Vardy foram os maiores goleadores do campeonato nacional, mas passaram em branco nesta segunda-feira

Com o triunfo, os ingleses chegaram ao cinco pontos e terminaram a fase de grupos na segunda colocação do Grupo B, atrás apenas do surpreendente País de Gales e manteve a Eslováquia com chances de avançar à fase de mata-mata. O time eslovaco ficou com quatro pontos, na terceira posição. Nesta ampliada Eurocopa, com 24 seleções, garantem vaga nas oitavas os quatro melhores terceiros colocados da fase de grupos.

Já País de Gales, que se classificou à Eurocopa com a fama de ser carregada nas costas pelo talento de Gareth Bale, vem mostrando que é um time de verdade e provou isso com uma vitória incontestável sobre a Rússia, por 3 a 0, em Toulouse. Resultado que a deixou em primeiro no Grupo B, com seis pontos, contra cinco da rival Inglaterra. Sede da próxima Copa do Mundo, a Rússia foi eliminada em último, com um só ponto.

Gales sabe que seu próximo jogo será no sábado, no Parque dos Príncipes, em Paris, mas ainda não conhece seu adversário. Pega um terceiro colocado, que pode ser dos Grupos A (Albânia), C (por enquanto a Irlanda do Norte) ou D (por enquanto a República Checa).

A Rússia está eliminada da Eurocopa. Como não disputará as Eliminatórias para a Copa do Mundo, ela só voltará a atuar oficialmente na Copa das Confederações do ano que vem, em casa.