Entre as grandes competições esportivas que Curitiba ainda receberá no ano, uma delas são as Olimpíadas Escolares 2011,promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com a Prefeitura de Curitiba.O evento acontecerá em dezembro e reunirá cerca de 5 mil atletas entre 15 a 17 anos de 25 estados brasileiros, que competirão em 12 modalidades.

“A realização das Olimpíadas Escolares demonstra mais uma vez a capacidade de Curitiba em promover grandes eventos esportivos, atendendo o alto nível de exigência do COB nas áreas estruturais, logísticas, turísticas e de transporte”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude,Marcello Richa.

Antes do evento vir para Curitiba, João Pessoa (PB) receberá a primeira etapa das Olimpíadas Escolares, com os jogos para atletas de 12 a 14 anos. Em 2010 as duas etapas da competição reuniram mais de 8.600 alunos de 2.300 instituições de ensino.

Novos talentos

Marcello Richa também ressaltou o trabalho do projeto Curitiba Olímpica, que atualmente é desenvolvido na Regional Matriz e será levado para todas as regionais administrativas da Prefeitura. O programa visa trabalhar o desenvolvimento de novos atletas locais, desde aintrodução à prática esportiva até treinos especializados para prepará-los paraesportes de rendimento.

“Buscamos aproveitar esse momento positivo do esporte, com a realização das Olimpíadas e da Copa do Mundo no país, para estimular a prática do esporte com a implantação de novos e audaciosos projetos, trabalhando valores olímpicos, éticos e de cidadania”, disse o secretário.