Maria Daniella Omana
Ganhador das últimas duas edições do prêmio, o argentino Lionel Messi pode igualar Platini se levar a Bola de Ouro em 2012

Uma semana após a Fifa anunciar a pré-lista com os 50 candidatos ao prêmio de melhor jogador do ano, foram relacionados os 23 concorrentes diretos à premiação mais importante do futebol mundial. Entre eles, dois brasileiros: Daniel Alves e Neymar, primeiro jogador qua atua na América do Sul a concorrer à Bola de Ouro. Os brasucas terão Messi, Cristiano Ronaldo, Diego Forlán e Samuel Eto’o como alguns dos adversários.

No dia 5 de dezembro, a Fifa anuncia os três finalistas, nas categorias masculino e feminio e também técnicos de futebol, dos dois gêneros. Os vencedores serão conhecidos no dia 9 de janeiro do ano que bem, em Zurique e os responsáveis pela escolha dos melhores do mundo serão os capitães e técnicos de todas as seleções do mundo e representantes da imprensa mundial selecionados pela instituição serão os responsáveis por escolher o dono da Bola de Ouro.

E se depender da empolgação da torcida, o atacante brasileiro poderá ter uma surpresa no ano que vem. Até às 14h desta terça-feira (01), Neymar liderava a enquete do site oficial da Fifa com pouco mais de 28% da preferência (315 votos), seguido de Messi, com 15,39% e Cristiano Ronaldo, com 12,46%. Desde 2007 nenhum jogador que atua no Brasil era indicado ao prêmio. o último foi o goleiro do São Paulo, Rogério Ceni.

Confira os indicados à Bola de Ouro FIFA 2011:

Andrés Iniesta (Espanha)
Bastian Schweinsteiger (Alemanha)
Cesc Fàbregas (Espanha)
Cristiano Ronaldo (Portugal)
Dani Alves (Brasil)
David Villa (Espanha)
Diego Forlán (Uruguai)
Éric Abidal (França)
Gerard Piqué (Espanha)
Iker Casillas (Espanha)
Karim Benzema (França)
Lionel Messi (Argentina)
Luis Suárez (Uruguai)
Mesut Özil (Alemanha)
Nani (Portugal)
Neymar (Brasil)
Samuel Eto’o (Camarões)
Sergio Agüero (Argentina)
Thomas Müller (Alemanha)
Wayne Rooney (Inglaterra)
Wesley Sneijder (Holanda)
Xabi Alonso (Espanha)
Xavi (Espanha)