O técnico Mano Menezes divulgou duas listas de convocação para a Seleção Brasileira, na manhã desta quinta-feira, no Rio de Janeiro. A primeira delas, apenas com atletas que atuam no futebol brasileiro, é para o segundo jogo do Super Clássico das Américas, contra a Argentina. A segunda, incluindo jogadores que atuam no exterior, é para os amistosos contra México e Costa Rica.

As novidades na convocação para o clássico contra a Argentina são o zagueiro Emerson, do Coritiba, os meias Diego Souza, do Vasco, e Elkeson, do Botafogo, além do atacante Borges, do Santos, artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 18 gols. Já para os amistosos em data FIFA, Mano Menezes surpreendeu ao chamar o atacanter Kléber, do Porto, que tem idade olímpica. O goleiro Neto, da Fiorentina (ex-Atlético), o volante Sandro, do Tottenham, e o meia Hernanes, da Lazio, voltaram a ser convocados.

“Elkeson tem se destacado, é de força, pode jogar na beirada do campo também. O Diego Souza já trabalhou comigo, vem fazendo um bom Campeonato Brasileiro, uma boa temporada desde que chegou ao Vasco. O Emerson atua pelo lado esquerdo, fez uma boa temporada pelo Avaí e vem confirmando isso pelo Coritiba. É muito bom na bola aérea, tanto na defesa como no ataque. O Borges não tem o que falar. Por onde passa faz gols, tem um pouco mais de idade, mas atravessa um momento espetacular e levamos isso em consideração”, explicou o treinador.

Além de Kléber, que tem 21 anos, Mano Menezes convocou – ao todo – outrosdoze jogadores com idade olímpica (que terão até 23 anos em 2012) nas duas listas divulgadas hojes: Neto (Fiorentina), Fábio (Manchester United), Lucas (São Paulo), Neymar (Santos), Luiz Gustavo (Bayern de Munique), Oscar (Internacional), Casemiro (São Paulo), Danilo (Santos), Rômulo (Vasco), Rafael (Santos), Mário Fernandes (Grêmio) e Elkeson (Botafogo).

“Acompanhamos todos os campeonatos internacionais onde estejam os jogadores brasileiros. O Kléber é um jogador que depois da saída do Falcao Garcia assumiu a titularidade do Porto. É um jogador jovem e precisamos conhecê-lo. Pretendia fazer um pouco mais adiante essa convocação, mas em função da perda de dois atletas para a posição se abriu a oportunidade de chamá-lo”, completou o comandante, lembrando que os atacantes Alexandro Pato, do Milan, e Leandro Damião, do Internacional, sofreram lesões musculares e são as principais baixas das duas convocações.

O Brasil enfrenta a Argentina na próxima quarta-feira, a partir das 21h50, em Belém (PA). No jogo de ida, empate em 0 a 0. Novo empate leva a decisão para os pênaltis.O amistoso contra a Costa Rica será no dia 07 de outubro, em San José, e no dia 11 de outubro a Seleção enfrenta o México, em Torreón.

CONVOCADOS PARA ENFRENTAR A ARGENTINA – 28/09

GOLEIROS
Jefferson (Botafogo)
Rafael (Santos)

LATERAIS
Danilo (Santos)
Mário Fernandes (Grêmio)
Cortês (Botafogo)
Kleber (Internacional)

ZAGUEIROS
Réver (Atlético-MG)
Rhodolfo (São Paulo)
Dedé (Vasco)
Emerson (Coritiba)

VOLANTES
Rômulo (Vasco)
Paulinho (Corinthians)
Ralf (Corinthians)
Casemiro (São Paulo)

MEIAS
Lucas (São Paulo)
Elkeson (Botafogo)
Diego Souza (Vasco)
Oscar (Internacional)

ATACANTES
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)
Borges (Santos)
Neymar (Santos)
Fred (Fluminense)

CONVOCADOS PARA ENFRENTAR COSTA RICA E MÉXICO – 07 E 11/10

GOLEIROS
Julio Cesar (Internazionale-ITA)
Jefferson (Botafogo)
Neto (Fiorentina)

LATERAIS
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Fábio (Manchester United-ING)
Adriano (Barcelona-ESP)
Marcelo (Real Madrid-ESP)

ZAGUEIROS
Réver (Atlético-MG)
Thiago Silva (Milan-ITA)
David Luiz (Chelsea-ING)
Dedé (Vasco)

VOLANTES
Lucas Leiva (Liverpool-ING)
Elias (Sportig-POR)
Sandro (Tottenham-ING)
Luiz Gustavo (Bayern-ALE)
Hernanes (Lazio-ITA)

MEIAS
Oscar (Internacional)
Lucas (São Paulo)
Fernandinho (Shakhtar-UCR)
Ronaldinho (Flamengo)

ATACANTES
Neymar (Santos)
Kleber (Porto-POR)
Jonas (Valencia-ESP)
Hulk (Porto-POR)
Fred (Fluminense)