Depois dos jogadores brasileiros se apresentarem ontem na Granja Comary, no Rio de Janeiro, o técnico Mano Menezes falou sobre suas expectativas para a Copa América de 2011, que será realizada entre os dias 01 e 24 de julho, na Argentina. Para o treinador, como a Seleção Argentina joga em casa, é favorita ao título da competição.

“A Argentina é favorita da mesma maneira que o Brasil é favorito para ganhar a Copa de 2014. Se analisarmos o fator local, se considerarmos o jejum que eles atravessam em termos de conquista, eles fizeram um planejamento para fazer o melhor. Mas isso é mera teoria. A competição começa no dia 1º e só aí vamos ver quem é o favorito de fato”, disse o treinador brasileiro.

Mano Menezes admitiu que sente um pouco de ansiedade em disputar seu primeiro torneio oficial no comando da Seleção Brasileira, mas se diz preparado para este desafio: “Nervosismo sempre vai existir. Quando perdermos esse frio na barriga é melhor fazer outra coisa. É a primeira competição oficial. Nosso comportamento vai ser diferente. Vamos estar um pouco mais fechados, mais dirigidos para o nosso objetivo. Vamos ver um comportamento diferente dos amistosos. Você pode ficar um pouco mais preso, vai errar menos. É assim que vamos estar nesse período”.

O comandante brasileiro já vai dar início aos treinamentos com os jogadores convocados, e apesar de não confirmar o time base que estreia na Copa América no dia 03 de julho contra a Venezuela, Mano ao menos revela a maneira como prentende jogar, além dos esquemas táticos que já estão descartados.

“Não vamos jogar com três zagueiros ou três defensores. Vamos jogar com uma linha de quatro. As outras maneiras são variações normais de jogo. Você fica com três atacantes e na parte defensiva com dois. Isso vai acontecer mais em função do que estamos conseguindo fazer em produção de equipe. Quando você quer propor o jogo, você precisa se sujeitar menos aos adversários”, finalizou Mano Menezes.

Os atletas realizaram ontem mesmo os exames médicos e todos foram aprovados. Nesta terça-feira à tarde, a delegação brasileira viaja para a Argentina e amanhã o técnico Mano Menezes comanda o primeiro treinamento com o grupo de jogadores.