O maior clássico do futebol paranaense tem alguns fatos interessantes nos últimos tempos. Nos anos 2000, foram disputados 20 Atletibas envolvendo Campeonato Paranaense e Campeonato Brasileiro da Série A. E tanto Atlético como Coritiba viveram épocas de jejum sem vencer o rival durante este período.

O Atlético não vence o Coritiba há quase três anos, mais precisamente desde o dia 04 de maio de 2008, quando ganhou por 2 a 1 na Arena da Baixada, mas acabou perdendo o título estadual daquele ano justamente para o maior rival. De lá pra cá, foram disputados nove Atletibas, com quatro vitórias alviverdes e cinco empates.

Apesar de atualmente o Atlético estar há mais tempo sem vencer um Atletiba, o maior período de jejum nos anos 2000 ainda é do Coritiba, que ficou de 17 de abril de 2005 a 27 de abril de 2008 sem vencer o Furacão, ou seja, três anos e dez dias. Foram apenas cinco partidas, com quatro vitórias rubro-negras e um empate.Neste período tiveram menos clássicos pois o Coritiba disputou a Série B em 2006 e 2007.

Fonte: Blogueiro Juliano Fusca