Com o melhor card dos últimos tempos, o UFC 129 foi realizado na noite deste sábado, no Rogers Centre, em Toronto (Canadá), com 55 mil pessoas presentes no estádio, o maior público da história do UFC. E os brasileiros Lyoto Machida e José Aldo deram show ao vencerem com categoria suas lutas, contra Randy Couture e MarkHominick, respectivamente.

Lyoto Machida x Randy Couture

Lyoto Machida vinha de duas derrotas consecutivas no UFC e enfrentou a lenda Randy Couture, de 47 anos, que fazia a última luta de sua carreira. Couture, conhecido como Capitão América, é um dos maiores lutadores de todos os tempos e o que mais ganhou títulos no MMA. Mas o brasileiro estava bem preparado e segurou bem o ímpeto do americano no primeiro round. Logo no segundo round, Lyoto nocauteou Couture com um chute no rosto do adversário, semelhante ao que Anderson Silva deu em Vitor Belfort no UFC 126.

Após vencer Couture na última luta da carreira do americano, Lyoto Machida se emocionou por voltar a vencer no UFC após duas derrotas e também por ter tido a honra de ser o último adversário do Capitão América. “Foi um sonho pra mim, lutar contra este cara. Ele é um herói. Ele é o cara”, disse Machida. “Vocês não vão me ver aqui de novo”, completou Couture, garantindo que está se aposentando mesmo.

José Aldo x MarkHominick

O brasileiro José Aldo, campeão dos pesos pena, é considerado um dos grandes lutadores da atualidade e fez ontem sua estreia no UFC justamente defendendo seu cinturão. Mas Aldo começou melhor que Hominick, tendo domínio total da luta. No quarto round, o brasileiro criou um galo imenso na cabeça de seu adversário, mas os médicos permitiram que Hominick seguisse na luta. No último round, Aldo cansou e acabou apanhando um pouco do canadense.

Mesmo assim, José Aldo ganhou a luta pela pontuação, já que de fato bateu bem mais em Hominick e dominou os quatro primeiros rounds. O canadense, inclusive, ficou com o rosto bastante desfigurado depois dos socos proferidos pelo brasileiro. O galo na cabeça de Hominick foi algo surreal.

UFC 129
Toronto, Canadá
30/04/2011

Georges St-Pierre venceu Jake Shields na decisão dos jurados;
Champ Jose Aldo venceu Mark Hominick na decisão dos jurados;
Lyoto Machida venceu Randy Couture por KO no 2º round;
Vladimir Matyushenko venceu Jason Brilz por KO no 1º round;
Ben Henderson venceu Mark Bocek na decisão dos jurados;
Rory MacDonald venceu Nate Diaz na decisão dos jurados;
Jake Ellenberger venceu Sean Pierson por KO no 1º round;
Claude Patrick venceu Daniel Roberts na decisão dos jurados;
Ivan Menjivar venceu Charlie Valencia por TKO no 1º round;
Jason MacDonald venceu Ryan Jensen com um triângulo no 1º round;
John Makdessi venceu Kyle Watson por KO no 3º round;
Pablo Garza venceu Yves Jabouin com um triângulo no 1º round;