Por João Pedro Alves

O técnico Luiz Felipe Scolari anunciou nesta terça-feira (11) a convocação da Seleção Brasileira  para o amistoso contra a Africa do Sul, o último antes da lista final para a Copa do Mundo, marcado para o dia 5 de março. Ao todo, 16 atletas que atuam no exterior foram chamados até o momento – outros três que atuam no Brasil ainda serão convocados nos próximos dias – e as novidades ficaram por conta de dois velhos conhecidos do futebol paranaense.

Londrinenses Rafinha e Fernandinho brigam por vaga na Copa (Fotos: Divulgação)

Londrinenses Rafinha e Fernandinho brigam por vaga na Copa (Fotos: Divulgação)

Os nomes que não vinham constando nas últimas listas e agora ganham uma esperança de estarem no Mundial com a convocação inesperada são o lateral-direito Rafinha, ex-Coritiba, e o volante Fernandinho, ex-Atlético. Formados pela dupla Atletiba, os dois londrinenses hoje brilham no futebol europeu vestindo as camisas de Bayern de Munique (Alemanha) e Manchester City (Inglaterra), respectivamente.

Se novidades apareceram, algumas ausências também foram sentidas. São os casos, por exemplo, do lateral-direito Maicon (Roma-ITA) e do atacante Robinho (Milan-ITA), que estiveram nas últimas convocações e ficam fora por opção. Já os volantes Hernanes (Internazionale-ITA) e Lucas Leiva (Liverpool-ING) não foram chamados por lesão.

Um fato que também chamou atenção foi o de que Felipão contará com apenas 19 atletas para o confronto contra os sul-africanos depois que os que atuam no futebol doméstico forem integrados aos do exterior. O técnico explicou o porquê da decisão.

“Vamos chegar meia-noite de segunda feira, treinar terça e jogar quarta. O que adianta levar 22 ou 23? 18 ou 19 é o máximo que vou levar. Depois tem as opções que já chamei muitas vezes e posso chamar. Quem está jogando, quem está treinando sempre tem chance, pode ter uma ou outra surpresa”, disse.

A partida será disputada no estádio Soccer City, em Johannesburgo, palco da final da Copa do Mundo 2010. O amistoso terá início às 14h (de Brasília) do dia 5 de março.

Confira a convocação para o amistoso contra a Africa do Sul:

Goleiro: Julio Cesar (Toronto-CAN);
Zagueiros: Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA), David Luiz (Chelsea-ING) e Dante (Bayern de Munique-ALE);
Laterais: Daniel Alves (Barcelona-ESP), Rafinha (Bayern de Munique-ALE) e Marcelo (Real Madrid-ESP);
Volantes: Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE), Paulinho (Tottenham-ING) e Fernandinho (Manchester City-ING);
Meias: Ramires (Chelsea-ING), Oscar (Chelsea-ING) e Willian (Chelsea-ING);
Atacantes: Hulk (Zenit-RUS), Bernard (Shakhtar Donetsk-UCR) e Neymar (Barcelona-ESP).