Por Pedro Melo 

Potapova deve ganhar 350 posições no ranking da WTA. (Éric Visintainer/Divulgação)

A russa Anastasia Potapova conquistou o primeiro título profissional da carreira na etapa de Curitiba do Circuito Feminino de Tênis. Aos 15 anos, Potapova derrotou, de virada, a também jovem americana Amanda Aminisova por 2 sets a 1, com parciais de 6-7 (7-9), 7-5 e 6-2, em 2h09min de partida.

Durante toda a campanha, a jovem tenista russa teve resultados expressivos como a vitória na estreia sobre a brasileira Teliana Pereira em dois sets e também na semifinal contra a suíça Jil Teichmann, cabeça de chave 5, por 6-1 e 6-1. No torneio inteiro, Potapova perdeu apenas dois sets.

A partida mudou de rumo quando Animisova vencia o segundo set por 4 a 3 e começou a chover forte na capital paranaense, o que obrigou a organização a mudar o jogo para a quadra coberta. No retorno, Potapova perdeu apenas três games e virou a partida para conquistar seu primeiro título na carreira.

“Estou incrivelmente feliz com essa conquista. Vivi uma semana espetacular aqui em Curitiba, apesar dos jogos difíceis. Já havia enfrentado Anisimova três vezes no juvenil e sabia que teria de me empenhar ao máximo e ser agressiva. Luto por todos os pontos”, declarou a russa, logo após a conquista.

Atual número um do mundo no juvenil, Potapova conquistou o torneio juvenil de Wimbledon no ano passado e passou a disputar alguns torneios do circuito profissional nos últimos meses. Porém, a russa nunca tinha passado das quartas de final.