Depois de acenar com a possibilidade de desistir da sua participação na Copa América, a Federação Japonesa de Futebol confirmou nesta quinta-feira (14) que a seleção irá, sim, participar da competição que acontece na Argentina, de 01 a 24 de julho.

Reuters
Seleção Japonesa tinha desistido de participar da Copa América

A decisão de deixar a Copa América foi divulgada na semana passada e foi pautada no momento delicado que o país atravessa, depois de ser atingido por catástrofes naturais e ameaça de acidente nuclear. Diante da desistência do Japão, a Espanha chegou a ser convidada para a competição, mas acabou não aceitando.

O vice-presidente da entidade, Kozo Tashima, disse, através de nota oficial, que irá entrar em contato com a Conmebol, organizadora da Copa América, para confirmar a presença do elenco japonês. O Japão está no Grupo A, ao lado de Colômbia, Bolívia e Argentina.

Essa não é a primeira vez que a Seleção Japonesa disputa a Copa América. Em 1999, no Paraguai, o grupo não passou da primeira fase: perdeu para o Peru, para a Seleção Paraguaia e empatou com a Bolívia.