A Seleção Japonesa deve mesmo desistir de participar da Copa América de 2011, que será realizada entre os dias 01º e 24 de julho, na Argentina. O Japão havia sido convidado para disputar o torneio, mesmo não fazendo parte da América do Sul. Acontece que a Conmebol geralmente convida equipes de outros países para jogar a Copa América.

Em 2011, México e Japão foram convidados para participar da 43ª edição da Copa América. Apesar de ter confirmado que disputaria o torneio, o presidente da Federação Japonesa de Futebol,Junji Ogura, revelou neste domingo que a entidade deve mesmo abrir mão de participar da competição devido aos transtornos dos terremetos e tsunamis que devastaram o Japão nas últimas semanas.

A tragédia no país asiático obrigou a federação local a parar o Campeonato Japonês e seria preciso reorganizar o calendário de jogos da competição justamente no mês de julho, período em que a Copa América estará acontecendo. Ogura deve vir para a América do Sul pessoalmente comunicar essa decisão à Conmebol e retirar o Japão oficialmente da Copa América 2011.

“Nós pedimos para participar e eles concordaram. Agora, eu terei que explicar que a situação atual no Japão não é por escolha nossa. Eles entendem que precisaremos de julho para reagendar as partidas da J-League”, disse Ogura ao jornal japonês “Nikkan Sports”.

O Japão estava no Grupo A da Copa América, ao lado da anfitriã Argentina, além da Bolívia e da Colômbia. Ainda não se sabe se haverá um novo convidado para substituir os asiáticos, atuais campeões do continente. No Grupo B estão Brasil, Paraguai, Venezula e Equador. Já no Grupo C, temos Chile, México, Peru e Uruguai.