Quem quer trabalhar nas copas das Confederações e do Mundo como voluntário deve ficar atento. As inscrições para o processo seletivo estão programadas para começar em 30 de junho. O primeiro treinamento será entre setembro e outubro, para a Copa das Confederações, que será realizada no ano que vem. Depois, a qualificação se estende para o Mundial, que será disputado em 2014.

O Comitê Organizador Local – COL – espera selecionar 18 mil pessoas para trabalhar em 2014, o que daria em média 1,5 mil voluntários por cidade-sede. Para a Copa das Confederações o número de voluntários vai ficar em 8 mil. Segundo o gerente de voluntariado do COL, Rodrigo Hermida, as pessoas serão treinadas ao longo do tempo. “Primeiro identificamos as características e potencialidade de cada um. Muitos viram o evento pela televisão, mas não sabem como funciona a estrutura”, afirmou Hermida.

As vantagens para um voluntário citadas pelo COL são, por exemplo, fazer novas amizades e conhecer novas culturas, capacitação para o mercado de trabalho, experiência em evento de escala mundial, cursos de orientação e certificado oficial da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

O ingresso de voluntários foi discutido no 1.º Seminário de Voluntariado da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, na sexta-feira (4), em Manaus. O assessor da Secretaria para Assuntos da Copa do Mundo 2014, Julio César, participou do encontro com as representantes da cidade-sede de Curitiba, Susana Lins Costa, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – Ippuc, e Luiza Naome Suguimati, do Instituto Municipal de Turismo – IMT.