A vitória deste domingo por 4 a 1 em cima do Roma Apucarana deixou o Coritiba muito próximo de ser Campeão Paranaense de 2011. O Verdão só precisa empatar o clássico Atletiba do próximo domingo para sagrar-se bicampeão estadual, já que também conquistou o título do ano passado.

Caso perca para o Atlético na Arena da Baixada, o Coritiba ainda não será campeão, pois a diferença entre as duas equipes passará de cinco para dois pontos e a decisão ficará para a última rodada do segundo turno. Uma vitória alviverde e o Coxa conquistará o título no estádio do rival.

Recordes

O triunfo sobre o Roma Apucarana, no estádio Bom Jesus da Lapa, marcou a 20ª vitória consecutiva do Coritiba na temporada 2011. Além disso, o Verdão chegou a 25 partidas de invencibilidade no ano. Até agora foram 23 vitórias e apenas dois empates, ambos em 1 a 1, contra Paraná e Arapongas, ainda no primeiro turno do Campeonato Paranaense.

O Coxa está também a uma vitória de igualar a maior sequência de vitórias seguidas do futebol brasileiro, que atualmente é do Palmeiras, que em 1996 venceu 21 jogos consecutivas. E o Verdão pode alcançar esta marca justamente no clássico Atletiba, já que não joga pela Copa do Brasil no meio de semana.

No futebol internacional, o Benfica de Portugual é detentor da maior sequência de vitórias consecutivas. Entre 1971 e 1973, a equipe lusitana venceu 29 jogos seguidos no Campeonato Português. Nesse caso, o Verdão ainda tem 9 partidas pela frente para igualar o recorde mundial de vitórias seguidas.

Com relação ao maior período de invencibilidade da história do futebol brasileiro, o Coritiba ainda tem um longo caminho para percorrer. É porque o Flamengoentre 1978 e 1979, e o Botafogo de 1977 a 1978, ficaram 52 partidas sem serem derrotados. O recorde de invencibilidade mais perto de ser batido pelo Coxa é do Botafogo de1960 e 1961, que ficou 38 partidas sem perder, 13 a mais do que as 25 do Coritiba.