Entidade beneficiária da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte desde 2008, a Associação de Ginástica Rítmica (AGIR), de Curitiba, tem se tornado um dos principais destaques desta modalidade no país. A maior conquista aconteceu em 2011, quanto às atletas da entidade venceram o Campeonato Brasileiro de Conjuntos em três categorias diferentes: pré-infantil (9 e 10 anos); infantil (11 a 12 anos) e adulto (a partir de 16 anos).

“Os resultados de nossas atletas é reflexo do trabalho e dedicação delas no treinamento e também de apoios como a Lei de Incentivo ao Esporte, que nos ajudam a estruturar nossos serviços e representam um auxílio fundamental para as atletas participarem de competições de alto nível e continuarem a se desenvolver e aprimorar suas habilidades”, disse a técnica da AGIR, Márcia Naves.

Além do benefício da Lei de Incentivo ao Esporte, a AGIR atua como parceira da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude no desenvolvimento do Curitiba Olímpica, política pública de esporte implantada em 2011 que visa o desenvolvimento de novos atletas locais, desde a introdução à prática esportiva até treinos especializados para prepará-los para esportes de rendimento.

“Por meio de parcerias com as entidades, conseguimos expandir o trabalho de iniciação ao esporte em diferentes modalidades, bem como descobrir e encaminhar novos talentos para equipes de alto rendimento”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, que visitou nesta semana o treino das atletas da AGIR, que se preparam para disputar o Campeonato Brasileiro Infantil em Florianópolis no mês que vem.

Conquistas – Somado ao Campeonato Brasileiro de Conjuntos, as atletas da AGIR também conquistaram excelentes resultados nas mais variadas competições em 2012.

O principal destaque fica com a ginasta Barbara de Kássia Godoy Domingos, de 12 anos e atleta beneficiária de Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, que conquistou o primeiro lugar nas categorias individual mãos livres; individual arco; individual bola e individual na Copa Sulamericana de Clubes e foi vice-campeã na categoria Individual Geral no Campeonato Brasileiro Juvenil (12 a 15 anos).

“Participar de competições importantes como o Campeonato Brasileiro e a Copa Sulamericana de Clubes foi uma experiência maravilhosa. Conquistei excelentes resultados, aprendi muito e agora quero dar continuidade no treinamento para melhorar pequenas falhas e conquistar resultados ainda melhores”, disse Barbara de Kássia Godoy Domingos.

Durante os Jogos Escolares do Paraná 2012, disputado em junho no município de Francisco Beltrão, Bárbara conquistou o primeiro lugar na categoria Individual Geral e viu sua colega e também atleta beneficiária da Lei de Incentivo ao Esporte, Camila Rossi Godinho, de 12 anos, ficar em terceiro lugar na categoria.

“Fico muito feliz com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, que permite que a gente viaje e dispute mais campeonatos de alto nível. A cada competição, percebemos nossa evolução como atleta e começamos a conquistar melhores resultados”, disse Camila Rossi Godinho.

Na categoria Juvenil (13 a 15 anos) Curitiba também conseguiu importantes resultados. Durante o XV Torneio Nacional Juvenil, disputado em junho em João Pessoa (PB) a atleta beneficiária da Lei de Incentivo ao esporte Roberta Mainardes Pinheiro, de 14 anos, conquistou o segundo lugar na categoria Individual Geral – nível 1.

AGIR – Fundada em 2005, a Associação de Ginástica Rítmica atua em Curitiba no desenvolvimento de base para as atletas com idade entre 7 a 18 anos nas categorias Pré-Infantil; Infantil; Juvenil e Adulto. Atualmente com 32 atletas, a entidade tem como principal proposta estimular a prática e o desenvolvimento da ginástica rítmica desde a introdução ao esporte até a participação em campeonatos estaduais, nacionais e internacionais.