Por João Pedro Alves e Juliano Cunha

Os motores estão começando a roncar no circuito paranaense de automobilismo e prometem ganhar ainda mais força no próximo final de semana. O motivo é a abertura do Campeonato Força Livre de Arrancada, que neste ano tem mudanças no regulamento para dar ainda mais disputa  ao evento que tradicionalmente atrai grandes públicos. A primeira etapa será realizada neste sábado (15) e domingo (16) no Autódromo Internacional de Curitiba e já tem mais de cem carros garantidos.

As mudanças para esta temporada visam um maior dinamismo à disputa com um sistema de mata-mata. Serão realizadas duas baterias classificatórias em cada dia, que levam os quatro melhores pilotos de cada categoria às semifinais. Os vencedores, então, se enfrentam em uma grande final para definir o campeão da etapa.

Este formato tem a intenção de levar mais emoção ao público nas disputas, já que será possível conhecer os vitoriosos imediatamente, sem depender do levantamento de tempos como nos anos anteriores. Para pilotos e equipes, a mudança exige maior sangue frio ao volante e durabilidade dos carros.

Para aqueles que ainda não estão garantidos nesta estreia, as inscrições para a primeira etapa do Campeonato Força Livre de Arrancada podem ser feitas até as 14h de sábado.

Assista à chamada da primeira etapa do campeonato:


Agenda

A etapa tem início durante a manhã de sábado com a realização dos treinos livres e tem sequência às 13h30 com as largadas das baterias.

No domingo, a previsão é que as baterias eliminatórias comecem a largar a partir das 8h. O afunilamento da disputa, com as semifinais, deve acontecer às 15h30. O pódio com os vencedores da etapa será anunciado às 17h30.