Por João Pedro Alves e Wellington Campos

Confirmada como um dos 12 palcos da Copa do Mundo 2014 na tarde desta terça-feira (18), a Arena da Baixada já tem data para ficar pronta. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, anunciou em entrevista coletiva realizada no Costão do Santinho-SC que o novo “dia D” para a entrega do estádio, que estava inicialmente prevista para dezembro de 2013, é 15 de maio.

Este o prazo máximo para que a Arena esteja totalmente finalizada e possa passar pelos eventos-teste para receber os quatro jogos previstos pela tabela da Copa. O primeiro deles acontece um mês depois da entrega, no dia 16 de junho, entre Irã e Nigéria.

“No dia 15 de maio o estádio estará totalmente pronto”, disse Jérome Valcke em seu pronunciamento. “Um evento-teste será feito no final de março e outro no final de abril”, emendou, revelando quando acontecerão os primeiros jogos antes da reabertura oficial.

O momento, no entanto, ainda não é de festa para Curitiba. Esse “ok” dado pela Fifa é apenas um voto de confiança de que as obras que já deveriam ter sido concluídas chegarão aos 100% em tempo hábil para o Mundial. Agora, é continuar trabalhando para que a Arena esteja finalizada na data prevista.

“Para que essa decisão seja efetiva, precisa que esse ritmo (das obras) não seja diminuído pelo Atlético. O ritmo tem que ser mantido para que o estádio seja entregue no novo prazo estipulado”, afirmou Luis Fernandes, secretário executivo do Ministério do Esporte.

Os quatro jogos da Copa do Mundo marcados para a Arena da Baixada são Irã x Nigéria (16/6), Honduras x Equador (20/6), Austrália x Espanha (23/6) e Argélia x Rússia (26/6), todos válidos pela fase de grupos.