Por João Pedro Alves e Felipe Dutra

Além do pronunciamento oficial da Fifa no Costão do Santinho-SC, outro evento em Curitiba relacionado à Copa do Mundo aconteceu na tarde desta terça-feira (18). Logo após receber o telefonema de Jérome Valcke que garantiu a presença da Arena da Baixada no Mundial, o prefeito Gustavo Fruet se pronunciou sobre a decisão e apontou as atuais preocupações para que o estádio fique pronto no prazo previsto, 15 de maio.

ArenaVistoriaFelipe2

Arena ganhou novo prazo e tem novas prioridades nesta reta final das obras (Foto: Felipe Dutra/Banda B)

As prioridades mudaram desde a última vistoria da Fifa, em 21 de janeiro, para cá. A finalização do plantio do gramado e os avanços conquistados na instalação da cobertura e das cadeiras após o “puxão de orelha” recebido foram bem recebidos. Agora, o que preocupa é a estrutura elétrica e a iluminação artificial para o campo.

“A questão fundamental nesse final é com relação à estrutura elétrica. As estações já começaram a ser implantadas na última sexta-feira”, iniciou Fruet. “Há ainda a aquisição em um equipamento de iluminação artificial que vem da Holanda, que eu não sabia. É para que não haja prejuízo no tipo de gramado que foi plantado. Mas é um investimento menor dessa fase”, completou.

Independente dessas pendências, o prefeito curitibano garante não ter grandes preocupações para a conclusão das obras pelo acompanhamento que está sendo feito por meio de relatórios diários. Além de um outro fator. “Há a garantia que não haverá interrupção no fluxo de caixa. Com a liberação do segundo financiamento, o Atlético conseguiu retomar o ritmo de obras e avançar na coordenação delas”, afirmou.

Daqui para frente, são três meses fundamentais para a realização da Copa do Mundo na Arena da Baixada. A entrega tem que acontecer até o dia 15 de maio para que os eventos-teste possam ser realizados e os quatro jogos previstos para o estádio sejam confirmados. São eles Irã x Nigéria (16/6), Honduras x Equador (20/6), Austrália x Espanha (23/6) e Argélia x Rússia (26/6).

Notícias relcionadas:

Fifa estabelece prazo máximo para entrega da Arena da Baixada: 15 de maio

Secretário da Fifa confirma Curitiba como sede da Copa do Mundo