Em um Grande Prêmio Brasil emocionante e cheio de reviravoltas, o alemão Sebastian Vettel (RBR) se tornou o tricampeão mais jovem da história da Fórmula 1, maior categoria do automobilismo mundial, neste domingo (25) em São Paulo. O inglês Jenson Button (Mclaren) foi o vencedor da corrida, com Fernando Alonso e Felipe Massa (Ferrari) completando o pódium. Bruno Senna (Willians) abandou a corrida na primeira volta após toque um toque no campeão. A corrida ainda marcou a aposentadoria do maior vencedor da história da categoria, o heptacampeão Michael Schumacher (Mercedes), que terminou a corrida na 5ª posição.

Com emoção do inicio ao fim e com um tempo completamente instável na capital paulista, já na largada era possível observar qual seria o tom da corrida. Com belas largadas das duas Ferraris e uma largada ruim do líder do campeonato, Sebastian Vettel, Fernando Alonso ensaiou uma possibilidade de chegar ao título, mesmo 13 pontos atrás do líder antes da prova.

Ainda na primeira volta, o brasileiro Bruno Senna se envolveu em uma confusão, abandonou a prova e complicou a vida do líder do campeonato.

Com as mudanças radicais no tempo, chuva hora sim e hora não, a corrida teve muitas ultrapassagens. Devido a diversas dúvidas sobre qual pneu colocar em cada hora, Button fez as escolhas certas e chegou à vitória na corrida. Outro diferencial da corrida que serviu para aumentar a emoção foi a entrada do Safety Car na volta 24 para a limpeza da pista após o pneu de Nico Rosberg (Mercedes) furar.

Mais uma vez Vettel relargou mal e foi ultrapassado por Kamui Kobayashi.Na volta 34, Felipe Massa chegou a encher a equipe Ferrari de esperança ao ultrapassar Vettel, mas não foi possível com a sexta posição do alemão.Na volta 49, Mark Webber chegou a parar fora da pista para não tirar o tírulo de Vettel no “S” do Senna.

Outro destaque da corrida foi a despedida de Lewis Hamilton da equipe que o projetou, a Mclaren. Ano que vem o inglês estará na equipe Mercedes.

Bruno Senna terminou o campeonato com 31 pontos, na 16ª colocação. Felipe Massa terminou em sétimo. Ambos os brasileiros esperam uma melhor temporada em 2013.

Classificação final da corrida:

1 – Jenson Button

2 – Fernando Alonso

3 – Felipe Massa

4 – Mark Webber

5 – Nico Hukemberg

6 – Sebastian Vettel

7 – Michael Shumacher

8 – Jean-Eric Vergne

9 – Kamui Kobayashi

10 – Kimi Raikkonen