Por Rodrigo Dornelles

O dia finalmente chegou. Para os apaixonados amantes do futebol americano, esta quinta-feira (8) é uma data de celebração. Após longos e aparentemente intermináveis seis meses, a NFL está de volta. Repetindo o Super Bowl disputado em fevereiro, Carolina Panthers e Denver Broncos – atual campeão – se enfrentam no kickoff da temporada 2016/17 esta noite.

A cada ano que a liga dos Estados Unidos de futebol americano começa, times considerados mais fracos surpreendem, favoritos ficam pelo caminho e as forças se invertem. Ataques e defesas lutam para ver quem leva a melhor durante a competição para ficar com o tão sonhado troféu Vince Lombardi.

Em 2016/17, quem leva a melhor? Será que as defesas vão se sobressair impedindo os ataques de andarem? Ou os ataques irão passar por cima das defensivas? Quem tem o melhor ataque? E a melhor defesa? Quem são os favoritos? A Banda B entrevistou um jogador ofensivo e outro defensivo do Brown Spiders, tradicional equipe de futebol americano de Curitiba, para tentar projetar o que acontece na temporada.

Temporada 2016/17 da NFL começa nesta quinta. (Facebook/ NFL)

Temporada 2016/17 da NFL começa nesta quinta. (Facebook/ NFL)

Linha ofensiva
Romulo Tuleski – Center
(o jogador que faz o snap, que atira a bola para trás por baixo de suas pernas para dar início à jogada)

Banda B: O que faz um center se diferenciar dos demais? E qual o melhor center da Liga?
Romulo Tuleski: O Center ao meu ver é um grande líder das trincheiras , deve ter domínio amplo das jogadas e reconhecer a defesa adversária. Além de tudo isso ainda tem que ter um bom snap e bons bloqueios. Gosto muito do Ryan Kalil do (Carolina) Panthers, do Mike Pouncey do (Miami) Dolphins, do Travis Frederick do (Dallas) Cowboys e também do Nick Mangold do (New York) Jets.

BB: Quem tem o melhor ataque da Liga?
RT: Acho que o melhor ataque hoje é do Carolina Panthers e suas múltiplas jogadas perigosas.

BB: Quais times você aponta como favoritos para chegarem ao Super Bowl?
RT: Acredito que estará entre o Vikings (sonho meu). Acho que Arizona Cardinals e Carolina Panthers pela NFC e New England Patriots e Cincinatti Bengals pela AFC.

BB: E para o seu time (Minnesota Vikings), qual a expectativa?
RT: Meu time vai ser campeão da divisão pelo menos eu acho. Acredito que tem elenco sim para passar aos playoffs e aí estando lá é outro campeonato. Mantendo o elenco saudável com certeza irá incomodar.

Tuleski espera que seu Minnesota vá para os playoffs. (Facebook/ Vikings)

Tuleski espera que seu Minnesota vá para os playoffs. (Facebook/ Vikings)

Linha defensiva
Waldir Martins – Safety (jogador de defesa e sua função consiste em geral em marcar os passes em profundidade do quarterback adversário)

Banda B: O que faz um safety se diferenciar dos demais? E quem é o melhor safety da Liga?
Waldir Martins: Acho que um safety tem que ser muito inteligente. Saber se posicionar, fazer leitura e antecipar as jogadas. Ele tem que saber ajudar na cobertura de passes, mas também saber parar corridas. Atualmente, acho que o Earl Thomas, free safety do Seattle Seahawks é o melhor da liga. Eu me espelho muito nele, ele é muito rápido, big hitter, realiza turnovers e é um safety completo.

BB: Quem tem a melhor defesa da Liga?
WM: Pra mim, quem tem a melhor defesa hoje são dois times, o Seattle Seahawks e o Carolina Panthers. Mas acho que a do Carolina ganha por pouco do Seattle por ser mais agressiva, por ter jogadores de destaque em cada posição da defesa, linebackers, deffensive lineman.

BB: Quais times você aponta como favoritos para chegarem ao Super Bowl?
WM: Acho que Green Bay (Packers) e Carolina (Panthers) são dois favoritos, assim como Pittsburgh (Steelers) pode surpreender e também o (New England) Patriots mantendo a hegemonia da AFC. Acho que o Super Bowl será entre Green Bay e New England, com vitória do Green Bay por 23 a 17.

BB: E para o seu time (San Diego Chargers), qual a expectativa?
WM: Eu espero uma temporada melhor que a passada, apesar dos problemas do ataque e da defesa, com muitas peças para recompor. Temos um running back rookie (corredor em seu primeiro ano) para evoluir. Espero pelo menos o wild card (primeira rodada dos playoffs). A divisão está muito competitiva e temos muitos setores para arrumar antes de pensar no Super Bowl.

Marques quer seu San Diego corrigindo falhas para ir aos playoffs. (Facebook/ Chargers)

Marques quer seu San Diego corrigindo falhas para ir aos playoffs. (Facebook/ Chargers)