Redação com Gazeta do Povo

carneiro neto

Carneiro Neto na cerimônia de posse da APL – Foto: Banda B

O jornalista Carneiro Neto, 67 anos, historiador do futebol paranaense e colunista de esportes da Gazeta do Povo, tomou posse nesta segunda-feira (25) como novo membro da Academia Paranaense de Letras (APL). Ele vai ocupar a Cadeira número 40, sucedendo o também historiador e atleticano Valério Hoerner Jr. A cerimônia aconteceu no Sesc da Esquina, em Curitiba.

Carneiro Neto é cronista, autor de vários livros sobre histórias dos clubes e personagens do futebol paranaense. Em cinco décadas, começou como plantão esportivo, foi repórter, narrador, chefe, comentarista e diretor de vários prefixos. Além da Gazeta, escreveu para o Jornal do Estado, Diário de Notícias, Tribuna, Estado do Paraná e outros. Atuou em diversas emissoras de tevê.

E ainda escreveu seis livros – Efabulativos do Futebol, Jogo Limpo, O Feiticeiro do Futebol – a trajetória de Helio Alves, Voo Certo – a História do Paraná Clube, O Campeoníssimo – a Trajetória de Evangelino Neves, e seu grande sucesso Atletiba, a Paixão das Multidões. Os dois últimos foram em parceria com o também jornalista Vinicius Coelho.

Carneiro Neto disputou a cadeira com o médico neurologia Paulo Bittencourt. “Agora sou um imortal”, festejou o colunista, na época da eleição