Da Aen

Personalidades das áreas da ciência, educação, artes, religião, política, economia, administração pública e profissionais de diversos setores foram condecoradas nesta segunda-feira, 19 de Dezembro, com a Ordem Estadual do Pinheiro, a mais alta honraria do Governo do Paraná. A outorga da comenda a 37 personalidades indicadas neste ano foi feita pelo governador Beto Richa, em cerimônia no Palácio Iguaçu, com a presença de autoridades, lideranças, familiares e amigos dos homenageados.

(Foto: Banda B)

“Temos aqui uma ampla massa crítica de pessoas, dos mais distintos setores, que fazem a diversidade, pluralidade e riqueza de nosso País, e que homenageamos hoje. Tenho muito orgulho de tê-los junto a nós e de retribuir a sua contribuição com este reconhecimento oficial”, disse o governador.

Um dos homenageados, o comentarista da Banda B e ex-jogador do Atlético Paranense, Barcímio Sicupira Junior, o craque da 8, disse estar emocionado com a lembrança. “Já recebi muitas homenagens e esta foi mais uma. Fico feliz, porque nem sei se mereço. Até pedi para os meus filhos pesquisarem e vi que essa homenagem é coisa muito grande. Já pensou que daqui a pouco vou ser nome de rua”, brincou, bastante orgulhos com a lembrança.

O governador também falou sobre a homenagem ao craque da 8. “Pela sua trajetória, respeito e credibilidade que ele tem no estado do Paraná é uma homenagem muito justa, representante toda a imprensa esportiva paranaense”, descreveu Richa.

Entre os homenageados, os empresários Miguel Krigsner, fundador do Boticário; Luiz Donaduzzi, da indústria de medicamentos Prati-Donaduzi (Toledo); o cooperativista Irineu da Costa Rodrigues, da Agroindustrial Lar (Medianeira); o ministro Gilmar Mendes, presidente do Superior Tribunal Eleitoral; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Pela primeira vez, professores da rede estadual de ensino foram condecorados com a Ordem do Pinheiro: Carla Milene Knechtel, de Cascavel, e Antônio César da Mota, de São Jerônimo da Serra.

Richa enfatizou os 163 anos de emancipação do Paraná, comemorados em 19 de Dezembro. “São anos de crescimento, de desenvolvimento, com muitas conquistas e avanços. Certamente, é isso que nos dá motivo de sobra para comemorar o que o Paraná é hoje. Ainda mais em momento de crise, que o Estado se destaca no cenário nacional”.

O chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, explicou como foi feita a escolha dos homenageados. “Um grupo de representantes das secretarias de Estado define os homenageados, baseado nos serviços prestados ao País e ao Paraná. São pessoas públicas avaliadas pelo trabalho realizado em prol do Estado”, disse ele.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade a vice-governadora Cida Borghetti, a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; os presidentes da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; do Tribunal de Justiça do Paraná, Paulo Roberto Vasconcellos; e do Tribunal de Contas do Estado, Ivan Bonilha; os deputados federais Alex Canziani e Luiz Carlos Hauly, além de autoridades e familiares dos homenageados.

Ordem Estadual do Pinheiro – 2016:

Homenageados com a Ordem Estadual do Pinheiro e suas áreas de atuação

CLASSE COMENDADOR:

AFFONSO ANTONIUK – MÉDICA

ANTONIO CESAR DA MOTA- EDUCACIONAL

BARCÍMIO SICUPIRA JUNIOR- ESPORTE

CAETANO MARCHESINI – MÉDICA

CARLA MILENE KNECHTEL – EDUCACIONAL

DIOGO PORTUGAL – ARTÍSTICA

IRINEU DA COSTA RODRIGUES -EMPRESARIAL

JOSE CARLOS FERNANDES – JORNALISTA

JOAQUIM CARLOS THOMAS – PESQUISAS

LUIZ DONADUZZI – EMPRESARIAL

MARCELO SANTOS – ESPORTE

NEUSA NAVARRO FÉLIX – ESPORTE

RICARDO RAMINA – MÉDICA

WILSON DE MATTOS SILVA FILHO – EDUCACIONAL

CLASSE GRANDE OFICIAL:

ALEXI STIVAL- ESPORTE

ANTONIO CIRINO FERRO – RELIGIOSA

CID MARCUS VASQUES – JURÍDICA

DOM SERGIO ARTHUR BRASCHI – RELIGIOSA

JOECI MACHADO CAMARGO – JURÍDICA

JORGE MIGUEL SAMEK – POLÍTICA

JUAREZ BUSCH MACHADO – ARTÍSTICA

LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI – POLÍTICA

MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS – MUSICAL

PEDRO MUFFATO – EMPRESARIAL

PERCI FONTOURA – RELIGIOSA

ROMEU FELIPE BACELLAR FILHO – JURÍDICA

CLASSE GRANDE GRÃ-CRUZ:

BLAIRO BORGES MAGGI – POLÍTICA

FERNANDO AUGUSTO MELLO GUIMARAES – JURÍDICA

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO – POLÍTICA

GERALDO JOSÉ RODRIGUES ALCKMIN FILHO – POLÍTICA

GILMAR MENDES – JURÍDICA

MIGUEL KRIGSNER – EMPRESARIAL

NEFI CORDEIRO – JURÍDICA

NESTOR BAPTISTA – JURÍDICA

OSMAR FERNANDES DIAS

RICARDO JOSÉ MAGALHAES BARROS – POLÍTICA