O investimento pesado que tem sido feito nas categorias de base do Coritiba está dando resultado. Em junho de 2010, o Verdão conquistou seu primeiro grande título nacional ao vencer a Taça BH de futebol junior, segundo torneio mais importante dessa classe.Nessa época, o Coxa apareceu pela primeira vez no ranking das dez melhores categorias de base do Brasil, justamente ocupando a 10ª colocação.

Menos de um ano depois, e com boas campanhas no Campeonato Brasileiro Sub-20 e na Copa São Paulo de futebol junior, o Coritiba já subiu duas posições e agora possui a 8ª melhor categoria de base do país. E essa crescente ocorreu de três anos para cá, já que em 2008 o Verdão era apenas o 44º colocado neste ranking e hoje está muito próximo das primeiras colocações.

“Isso só aumenta nosso desafio. Estamos pensando sempre em melhorar e esse ranking serve como mais uma referência. Agora temos um novo desafio a curto e médio prazo, que é chegar entre os cinco. Temos condições para isso”, disse Mario André Mazzuco, coordenador das Categorias de Base do Coritiba, revelando que a meta do clube é terminar 2011 no TOP 5 do ranking.

Atlético e Paraná

O Atlético, que já figurou no TOP 10 do ranking quando foi vice-campeão da Copa São Paulo em 2009, atualmente é o 14º colocado. Já o Paraná está muito atrás no ranking, ocupando a 67ª posição, inclusive atrás de clubes paranaenses menores, como Corinthians-PRe Cascavel.