Começou nesta segunda-feira (16) a campanha de doação de sangue promovida pela organização da 4ª edição da Copa Kaiser Curitiba. O lançamento da campanha, em parceria com o Hemobanco, ocorreu na última sexta-feira (13) durante o arbitral da competição, tradicional campeonato que movimenta equipes de futebol amador na cidade.

O objetivo é incentivar o ato entre os mais de 2 mil atletas participantes da Copa Kaiser e aumentar o estoque de sangue em Curitiba. “É uma oportunidade dos clubes mostrarem também sua força nas atividades sociais”, opina o diretor Leônidas Filho, que destacou a mobilização dos amantes do futebol que, em nome dos seus clubes, ajudarão a quem realmente precisa com a doação voluntária de sangue. A campanha, que vai até o dia 2 de agosto, tem o lema “Seja o artilheiro da vida. Doe sangue” e premiará os três times que mais doarem sangue no período.

De acordo com o Ministério, no Brasil, apenas 1,9% da população é doadora de sangue. Mesmo estando este porcentual dentro do parâmetro da Organização Mundial de Saúde (OMS) – de 1% a 3% da população – o Ministério considera que é urgente e possível aumentar o número de brasileiros doadores: se cada pessoa doasse duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusão no País.

Para doar sangue é necessário sentir-se bem, com saúde; apresentar documento com foto, válido em todo território nacional; ter entre 18 e 65 anos de idade; ter peso acima de 50 Kg. Não podem doar pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como aids, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Copa Kaiser

Noventa e seis equipes estarão em campo a partir do dia 05 de agosto para a 4ª edição da Copa Kaiser Curitiba, tradicional campeonato que movimenta equipes de futebol amador da capital paranaense. O torneio, já consagrado como o maior campeonato de várzea organizado do Brasil, conta com o apoio e assessoria técnica da Federação Paranaense de Futebol e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Os jogos são realizados aos domingos às 13h30 e 15h30 em diversos campos da cidade.

A Kaiser estará presenteando todos os times selecionados com uniformes completos de jogos, bolas e arbitragem. A equipe campeã vai receber um prêmio de três mil reais, além de troféu e medalhas, representando a cidade de Curitiba na edição nacional da Copa Kaiser.