Antes do jogo de abertura da Copa América de 2011, na noite desta sexta-feira, uma bonita cerimônia marcou o início desse importante torneio continental, com direito à apresentação da brasileira Ivete Sangalo.Com o estádio Ciudad de La Plata lotado (cerca de 50 mil pessoas), a anfitriã Argentina decepcionou e apenas empatou em 1 a 1 com a fraca Seleção da Bolívia.

A Seleção Argentina jogou mal e ainda contou com uma noite pouco inspirada do craque Lionel Messi. O primeiro gol do jogo foi marcado pelo volante brasileiroEdivaldo Rojas (nascido em Cuiabá, mas com mãe boliviana), logo no início do segundo tempo. Após cobrança de escanteio, Edivaldo Rojas, que já jogou no Atlético-PR,tocou de de calcanhar, e Banegas deixou a bola passar entre as pernas, quase em cima da linha. O goleiro Romero ainda segurou a bola, mas ela já tinha entrado: 1 a 0 Bolívia.

A torcida argentina sentiu o gol sofrido e já não empurrava o time como no início da partida. Até que o técnico Sérgio Batista colocou o atacante Kun Aguero em campo e o genro de Diego Maradona marcou um golaço, de voleio, impedindo uma vergonhosa derrota da Argentina na abertura da Copa América. Placar final de 1 a 1 no primeiro jogo da competição e também do grupo A.

“Não conseguimos ter o controle da partida. Mais do que nunca precisamos ter tranquilidade e ganhar todas as partidas quem faltam”, disse Lionel Messi. “A torcida pode pensar que vamos ganhar de 5 a 0, mas não é assim. Não jogamos bem e sabíamos que a estreia não ia ser fácil”, completou Tevez.

Colômbia x Costa Rica

No segundo jogo da primeira rodada do grupo A, na tarde deste sábado, a Colômbia venceu a Costa Rica por 1 a 0, gol de Ramos, na cidade deJujuy. O jogo não foi bom e a Colômbia não conseguiu transformar as oportunidades criadas em gols, vencendo a partida pelo placar mínimo, em cima da Seleção Sub-23 da Costa Rica. Com a vitória, a Colômbia assume a liderança da chave, com três pontos, enquanto a Cosa Rica fica na lanterna.

A Argentina volta a campo na próxima quarta-feira, em Santa Fé, para enfrentar a Colômbia, pela segunda rodada do grupo A. O outro jogo da chave será na quinta-feira, entre Costa Rica e Bolívia.