Por Pedro Melo 

Irã está a uma vitória de carimbar o passaporte para a Rússia. (Divulgação/FIFA/Getty Images)

O Brasil foi a primeira seleção a conquistar uma vaga na próxima Copa do Mundo e se junta à Rússia, país-sede, entre os classificados. Outras equipes estão próximas de carimbarem seu lugar no próximo Mundial, enquanto seleções consideradas tradicionais estão em situação delicada.

A próxima seleção que deve confirmar sua vaga na Copa é o Irã que lidera o grupo 1 nas Eliminatórias Asiáticas e precisa de apenas uma vitória na próxima rodada contra o Uzbequistão, em junho, para carimbar seu passaporte. Outros países como Japão e Coréia do Sul estão com o lugar na Rússia bem encaminhados, mas a Austrália está na zona de repescagem e tem quatro partidas para ultrapassar a Arábia Saudita.

Já nas Eliminatórias na Europa, algumas seleções estão se aproximando da classificação mesmo faltando cinco rodadas. A maior vantagem é da Polônia que tem seis pontos a mais que Montenegro. Alemanha e Inglaterra também estão com a vaga encaminhada em suas chaves. Em contrapartida, a Holanda e País de Gales estão em situações complicadas e correm risco de verem a Copa do Mundo apenas pela televisão.

Na América do Norte e Central, as Eliminatórias já estão no hexagonal e apenas quatro rodadas foram disputadas, porém, o México e Costa Rica já despontam como favoritos para ficarem com as duas primeiras vagas. O Panamá é a grande surpresa na terceira colocação, mas os Estados Unidos e Honduras estão logo atrás.

Se o Brasil já está classificado, as outras seleções sul-americanas estão disputando ponto a ponto um lugar na Rússia. A Colômbia está em segundo lugar, com 24 pontos, mas tem dois de vantagem para a Argentina, time que hoje jogaria a zona de repescagem. Chile e Uruguai completam a zona de classificação e o Equador também sonha com uma vaga.

Sem ter uma vaga direta na Copa do Mundo, as seleções da Oceania ainda estão disputando as eliminatórias para disputar um lugar na repescagem e Nova Zelândia e Taiti devem decidir quem enfrenta o quinto colocado da América do Sul. Já na África, os jogos ainda estão no começo e apenas duas rodadas foram jogadas até o momento.