Falta pouco. Os atleticanos já não conseguem segurar a ansiedade dos próximos 25 dias. Serão cinco jogos decisivos que podem sacramentar o retorno do Atleticano Paranaense à elite do Campeonato Brasileiro. Depois de um primeiro turno abaixo das expectativas, o Furacão ressurgiu das cinzas e tem, segundo o site Chance de Gol, 71,7% de chances de subir.

Mas a caminhada será difícil, como é comum aos torcedores atleticanos, caracterizados pelo sofrimento até o apito final. O primeiro adversário, São Caetano, é conhecido e concorrente direto a uma das vagas para a Série A. Depois de enfrentar o Azulão no Anacleto Campanella no próximo sábado, serão dois jogos em casa e dois fora, entre eles o clássico contra o Paraná Clube, fechando a participação rubro-negra, no dia 25 de novembro.

Para os matemáticos, três vitórias, ou seja, 60% de aproveitamento nos próximos cinco jogos, deve garantir o acesso ao Atlético. São necessários no mínimo 71 pontos, número acima dos 65 previstos para o início da época. Isso se deve ao alto rendimento dos cinco times que lutam pelas quatro vagas na elite: Atlético, Goiás, Criciúma, Vitória e São Caetano.

Confira os próximos jogos e perspectivas para as partidas.

Atlético Paranaense X São Caetano
Data e Local: Anacleto Campanella, 03/11, 16h20
No primeiro turno: Atlético 0x1 São Caetano

Um ponto separa Atlético e São Caetano. A briga pela quarta colocação na tabela já acontece há algumas rodadas. A partida do próximo sábado é encarada com uma decisão e, em caso de vitória atleticana, pode fazer com que a equipe paranaense abra quatro pontos contra o adversário. Adversário que vem de uma importante vitória contra o Vitória e de ânimo renovado depois da demissão do técnico Emerson Leão. Pesa ao Azulão conhecer os caminhos do Anacleto Campanella, já ao Atlético, o fato da torcida rubro-negra estar preparando uma invasão ao ABC paulista. Será a reedição, em nível de decisão, da final de 23 de dezembro de 2001, quando o Atlético sagrou-se Campeão Brasileiro. Mas não será a “final”, já que ainda restarão quatro partidas pela frente.

Atlético Paranaense X América-RN
Data e Local: Janguito Malucelli, 06/11, 16h00
No primeiro turno: América-RN 0x2 Atlético

Livre do rebaixamento e sem chances de voltar à Série A, o América de Natal não tem mais pretensões no campeonato. Entretanto, a equipe comanda pelo meia Netinho, ex-jogador do Furacão, pode ser motivada pela famosa mala branca, oferecida por adversários diretos do Atlético. No primeiro turno, a vitória foi dos paranaenses com dois gols do atacante Marcão, em um deles, inclusive, driblando o goleiro adversário. No papel, o Furacão tem mais time.

Atlético Paranaense X ASA
Data e Local: Estádio Coaracy da Mata (Fumeirão), 09/11, 21h50
No primeiro turno: Atlético 1×0 ASA

Assim como o América, adversário anterior, o ASA não tem mais ambições na Série B. A equipe já pensa no planejamento para a próxima temporada e existe a possibilidade de que os alagoanos entrem com uma equipe mista contra o Atlético. No primeiro turno a vitória para os paranaenses foi suada, no segundo, mais uma vez a mala branca e o fato de jogar em casa podem ser o fator motivacional para o time nordestino. Não será fácil.

Atlético Paranaense X Cricíuma
Data e Local: Heribelto Hulse, 17/11, horário a definir
No primeiro turno: Atlético 1×0 Cricíuma

Este jogo promete ser difícil para o Atlético. O Cricíuma provavelmente estará com o acesso garantido, mas isso não quer dizer que a sede pela vitória dos catarinenses vá diminuir. A equipe tricolor entrará em campo para conquistar o título da Série B e coroar com chave de ouro a bela campanha deste ano. Aliás, ano em que Atlético e Criciuma já se enfrentaram três vezes, duas pela Copa do Brasil e uma pelo Brasileiro. Em todos os jogos o Furacão venceu.

A torcida do Atlético tenta pedir um apoio aos catarinenses, relembrando de um jogo que aconteceu em 1996, na Velha Baixada. Na ocasião, o Atlético já garantido na fase final, enfrentava o Cricíuma, que jogava sua vida na Série A. Ao saber da derrota do rival Fluminense, que lutava com o Tigre para não cair, a torcida atleticana literalmente torceu pela vitória do rival. Com uma vitória por 2×1, o Cricíuma se manteve na Série A e o Fluminense foi rebaixado. Os jogadores catarinenses subiram no alambrado da Velha Baixada para comemorar com a galera atleticana.

Um possível apoio da torcida rival fica por conta só dos atleticanos mais fanáticos. O Cricíuma vai querer e muito a vitória.

Atlético Paranaense X Paraná Clube
Data e Local: local a definir, 243/11, horário a definir
No primeiro turno: Paraná 1×2 Atlético

No primeiro turno o Atlético venceu o Paraná e manteve uma invencibilidade contra o rival que já dura quatro anos. Para a partida do segundo turno, o tricolor certamente irá dar o sangue para evitar o acesso do rival e dar uma resposta ao seu torcedor. A partida só não será quente caso o Atlético tenha garantido a classificação antecipadamente. O jogo ainda não tem local definido, o fato é que irá mobilizar a cidade antes do grande dia, do acesso, ou não, do Furacão paranaense.