Estadão-6

Cristiano Ronaldo classificou Portugal para as oitavas da Euro. (Reprodução/Twitter UEFA Euro)

Cristiano Ronaldo classificou Portugal para as oitavas da Euro. (Reprodução/Twitter UEFA Euro)

O talento de Cristiano Ronaldo foi decisivo para Portugal não passar o vexame de ser eliminada na fase de grupos da Eurocopa, que está sendo realizada na França. Nesta quarta-feira, o craque do Real Madrid marcou dois gols e deu uma assistência para garantir o empate por 3 a 3 com a Hungria, em Lyon, pela rodada final do Grupo F.

O resultado classificou as duas seleções para as oitavas de final. A Hungria foi a primeira colocada com cinco pontos e saldo de gols superior ao da segunda colocada Islândia – 2 a 1 -, que também avançou. Agora terá pela frente o segundo colocado do Grupo E.

A seleção de Portugal se garantiu na próxima fase com três pontos, como um dos quatro melhores terceiros colocados dos seis grupos, mas ainda não venceu na França e só se manteve viva no torneio por causa do talento de Cristiano Ronaldo, que fez a diferença em uma partida eletrizante, com quatro gols marcados nos 20 minutos iniciais do segundo tempo.

O craque português começou o dia com um desentendimento fora de campo ao tomar o microfone de um repórter e jogá-lo em um lago, mas, dentro de campo, enfim mostrou o seu talento e poder de decisão na Eurocopa, participando diretamente de todos os gols da sua equipe.

Já a surpreendente Islândia está nas oitavas de final da Eurocopa, entre as 16 melhores equipes do continente. Nesta terça-feira, no histórico Stade de France, palco da final da Copa do Mundo de 1998, a Islândia venceu a Áustria por 2 a 1 e terminou em segundo no Grupo F. Os austríacos, eliminados, perderam um pênalti no primeiro tempo. O jogo chegou empatado ao último lance, mas o gol da vitória islandesa não mudou nada na classificação.

Hungria e Islândia terminaram com cinco pontos. Como empataram no jogo entre eles, o critério de desempate foi o saldo de gols, onde a Hungria levou vantagem por dois contra um. A Áustria, com um ponto só, terminou em último, também atrás de Portugal.

Na próxima fase, a Islândia encara a Inglaterra. O jogo será na segunda-feira, em Nice, às 16h (de Brasília). Se passar, pode entrar no caminho da França. Alemanha, Espanha e Itália também estão no mesmo quadrante.