A novela envolvendo o Clube dos 13, os times brasileiros e as emissoras de televisão teve mais um capítulo ontem. Isso porque O C13 anunciou que o canal escolhido para transmitir as partidas do Campeonato brasileiro no triênio 2012-2014 será a Rede TV!.

O acordo engloba 15 dos 20 clubes associados à instituição, já que conta com a procuração dessas equipes. Times como Corinthians, Palmeiras, Santos, Fluminense e Goiás não estão dentro do contrato, mas o Clube dos 13 deve recorrer ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para tornar obrigatório o cumprimento do contrato com a emissora paulista.

Racha

Ao ver cada vez mais times acertarem com a Globo, o Clube dos 13 decidiu intervir e, para isso, deve apresentar as cópias dos 15 contratos assinados com a emissora paulista ao Cade – Conselho Administrativo de Defesa Econômica. O conselho deve avaliar as procurações do C13 – 11 clubes: Internacional, Guarani, Bahia, Flamengo, Botafogo, Vasco, Grêmio, Cruzeiro, Coritiba, Sport e Vitória assinaram com a instituição para fazer empréstimos tendo o Clube dos 13 com o avalista em troca de suas procurações.

As assinaturas seriam a garantia do C13 de que o acordo fechado com a Rede TV!, única emissora no processo de licitação para exibir as partidas, é legítimo e foi feito em concordância com todas as outras emissoras de TV. A atuação paralela da Globo quebra o acordo firmado com o Clube dos 13, que acredita que a emissora está usando do seu diretiro de preferência por já conhecer o valor oferecido pela Rede TV! aos times.