Por Pedro Melo 

Campeonato Paranaense tem média de somente 2.673pagantes. (Felipe Dutra/Elton Sales/Paulo Sérgio/Banda B)

O Campeonato Paranaense mais uma vez vem sofrendo com o pouco interesse de público e os clubes estão recebendo pouco apoio de seus torcedores nas arquibancadas. Em oito rodadas disputadas, o estadual tem o total de 128.313 torcedores em 48 jogos, média de público de apenas 2.673 pagantes.

Em post publicado no Twitter, o perfil Curiosidades da PL, que traz estatísticas sobre o futebol inglês, divulgou que o Hereford FC, time amador da sétima divisão da Inglaterra, coloca em seu estádio uma média de 2.739 torcedores. Ou seja, o público de equipe não profissional é maior que a do estadual no Paraná.

Mesmo jogando com uma equipe alternativa, o Atlético tem a melhor média de público com 9.266 pagantes, número alavancado pelo clássico Atletiba, em que 16.513 torcedores pagaram para ver o clássico. Dos cinco maiores públicos do estadual, quatro são do Rubro-Negro e o clássico Paratiba completa o top 5.

Os torcedores do Paraná não estão empolgados em ir até a Vila Capanema mesmo com a liderança isolada na competição. Até o momento, o Tricolor tem apenas a quarta maior média de público, com 2.476 pagantes. Os paranistas estão empolgados com a Copa do Brasil e no jogo com o Bahia, pela segunda fase, 8.366 pessoas pagaram para ver a classificação.

Já o Coritiba tem a segunda média de público, com 6.792 pagantes, e o clássico contra o Paraná teve 10.691 torcedores acompanhando a vitória por 1 a 0. O time que menos leva público para o estadual é o JMalucelli que em quatro jogos teve somente 468 pessoas no Eco Estádio, uma média de 117.