Por Esporte Banda B com assessoria

Campeonato Paranaense de Judô tem início neste final de semana (Divulgação)

A espera para os amantes do judô está acabando. Acontece neste domingo (5) a disputa do Campeonato Paranaense Marrom, Preta e Estímulo, na cidade de Ibiporã (PR). O tradicional torneio da Federação Paranaense de Judô abre o calendário de 2017 da modalidade. A competição acontece no Ginásio de Esportes Pedro Dias e contará com a participação de 220 atletas de 40 equipes do Estado.

A categoria com maior número de inscritos é a sênior (-66kg) com 19 competidores. A competição servirá para muitos atletas como base para a Seletiva Paranaense que será disputada em Laranjeiras, entre os dias 13 e 14 de março. O atleta Leandro Alves descreve como o campeonato deste final de semana pode ser usado como termômetro para o restante da temporada. “Ele (o campeonato) serve de parâmetro para conseguir ver onde podemos melhorar e avaliar nossos adversários. Mesmo não valendo vaga para nenhuma outra competição a vontade de vencer é enorme, mas por ser o primeiro campeonato do ano é necessário saber que o ritmo não é o mesmo e que surpresas podem acontecer”, disse o atleta que ano passado ficou com o bronze na categoria (-55kg).

O Campeonato Paranaense Marrom e Preta será a primeira competição no Estado com as novas regras do judô, por isso a atenção será redobrada. “Acho que muitos atletas ainda podem se atrapalhar um pouco, então vai servir também como teste para a Seletiva Paranaense, a hora de errar vai ser agora”, complementou Alves sobre as novas regras.