No primeiro encontro entre Brasil e Estados Unidos na Liga Mundial de Vôlei, deu uma vitória para cada lado, em jogos realizados em Belo Horizonte. Os norte-americanos (atuais campeões olímpicos) foram a única equipe a vencer a Seleção Brasileira até aqui. No reencontro entre os dois times (dessa vez na cidade de Tulsa, nos EUA), melhor para a equipe de Bernardinho, que venceu com tranquilidade por 3 sets a 1 (parciais de 25/21, 25/20, 21/25 e 25/19).

Com mais essa importante vitória, a Seleção Brasileira chegou a 24 pontos, se isolando ainda mais na liderança do grupo A da competição. Ainda restando mais um jogo contra os EUA e dois contra a Polônia, o Brasil precisa de apenas um ponto para alcançar próxima fase da Liga Mundial de Vôlei, que será disputada em Katowice, na Polônia. O primeiro passo rumo a essa classificação será hoje à noite, quando o Brasil enfrenta novamente os Estados Unidos, na cidade de Tulsa, a partir das 21h.

O jogo

Na partida realizada na noite desta sexta-feira, o Brasil foi superior em praticamente todos os sets. Mesmo jogando muito bem no primeiro set, a equipe de Bernardinho não conseguia abrir muita vantagem em cima do adversário. Somente após o 20º brasileiro é que o time deslanchou e fechou o primeiro set em 25 a 21. A seleção manteve o ritmo no segundo set, e já com bem menos dificuldades, fechou em 25 a 20.

Mas aí o Brasil entrou desatento no terceiro set e permitiu que os Estados Unidos se recuperassem e equilibrassem a partida. A seleção até ensaiou uma reação no fim do set, mas já era tarde demais e o terceiro set terminou com vitória norte-americana por 25 a 21. Mas a equipe de Bernardinho não se abateu com a derrota e entrou muito bem no quarto – e último – set da partida. Depois do 14º ponto brasileiro, os EUA não tiveram mais chance alguma e só assistiram o Brasil fechar o quarto set em 25 a 19.