Como ouro do handebol feminino no Pan de Guadalajara, o Brasil chegou à significativa marca de 100 atletas já classificados para as Olimpíadas de 2012, em Londres. Como os Jogos Pan-Americanos vão até o dia 30 de outubro (e em muitas modalidades vale vaga para Londres), é possível que o país aumente esta marca até o fim do mês.

Até agora, o Brasil se classificou com 24 atletas no basquete masculino e feminino, 3 atletas no boxe, 1 no ciclismo, 36 no futebol masculino e feminino, 2 na ginástica artística masculina, 14 no handebol feminino, 10 no hipismo, 5 na natação, 1 no pentatlo moderno feminino, 1 no taekwondo, 2 no tiro esportivo e 1 no triatlo masculino, totalizando 100 atletas brigando por medalhas olímpicas no ano que vem.

Após a conquista da vaga em Londres, as meninas do handebol feminino festaram muito em Guadalajara. “Conseguimos nosso objetivo: conquistamos a medalha de ouro e nos classificamos para Londres. É muito bom saber que nossa delegação já chegou aos 100 atletas. Com certeza, este número vai crescer ainda mais no próximo ano”, disse a ponta Alexandra.