O site Chance de Gol, do matemático Marcelo de Leme Arruda, divulgou nesta segunda-feira (19) as chances de cada time nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Segundo os dados, faltando uma rodada para o final da Série B o Atlético Paranaense tem 94,2% de chances de subir. Em contrapartida, faltando duas rodadas para terminar a Série A, o Coritiba tem 0,03% de chances de rebaixamento.

Série B.

Os resultados da última rodada ajudaram Atlético Paranaense e Vitória e prejudicaram o São Caetano, segundo a matemática. As três equipes empataram, mas como os dois primeiros jogam em casa na última rodada, as estáticas apontam um crescimento nas chances de acesso para os rubro-negros. Além disso, o Azulão enfrenta o Guarani, que tem 43,9% de chances de rebaixamento à Série C e joga a vida no confronto paulista.

Chances de subir (duas vagas para três times): Atlético Paranaense: 94,2%, Vitória: 92,5% e São Caetano: 13,3%. (Criciúma e Goiás já garantiram acesso).
Chances de queda à Série C (duas vagas para quatro times): Bragantino: 19,8%, Guarani: 43,9%, Guaratinguetá: 46,2% e CRB: 90,1%. (Ipatinga e Barueri já caíram).

Série A

Na Série A, a matemática está sendo usada apenas para o cálculo da última vaga na Zona do Rebaixamento, uma vez que o campeão (Fluminense) e as vagas na Libertadores (Grêmio, Atlético Mineiro e São Paulo) já foram definidas. Seis equipes têm chances de cair, sendo três delas remotas, com menos de 1%. Entre estas agremiações está o Coritiba, que há dois jogos sem vencer tem 0,03% de chances de rebaixamento.

Chances de queda à Série B (uma vaga para seis times): Ponte Preta; menos de 0,01%, Coritiba: 0,03%, Náutico: 0,3%, Bahia: 4,5%, Portuguesa: 33,8% e Sport: 61,5%. (Palmeiras, Figueirense e Atlético-GO já caíram)